GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO: INDICADORES, MÉTRICAS E AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO PARA MAXIMIZAÇÃO DA RENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i2.380

Palavras-chave:

Indicadores de Inovação, Métricas de Inovação, Gestão de Portfólio

Resumo

Este artigo examina a gestão estratégica da inovação, enfocando a importância dos indicadores e métricas para avaliar o impacto dos projetos inovadores. A partir da definição de inovação do Manual de Oslo (OCDE, 2018), diferenciamos invenção de inovação e discutimos categorias como incremental, radical e disruptiva. Ademais, explora indicadores-chave, incluindo redução de custos, investimento em P&D e retorno sobre o investimento (ROI), e como métricas em diferentes estágios do processo de inovação (ideação, seleção, desenvolvimento e implementação) são fundamentais para o sucesso dos projetos. Por fim, o artigo também aborda a relação entre inovação e rentabilidade, destacando que inovações tecnológicas podem aumentar a produtividade, mas empresas pioneiras podem enfrentar dificuldades em capturar os benefícios econômicos, conforme indicado por estudos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Raemy Rangel, Fundação Getulio Vargas (IDE)

Economista, mestre pela PUC-Campinas e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp.

Rosini, Universidade Anhanguera

Doutor em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestre em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP

Gilmara Lima de Elua Roble, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Administração pela FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 

Angelo Palmisano, UNIVAG

Professor Pesquisador UNIVAG

Referências

Christensen, C. M. (1997). The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business Review Press.

Cavalcante, L; Oliveira, A. (2020). Métodos de revisión bibliográfica en los estudios científicos. Psicologia em Revista, v. 26, n. 1, p. 83-10. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100

Ciaffi, G., Deleidi, M., & Mazzucato, M. (2024). Measuring the macroeconomic responses to public investment in innovation: evidence from OECD countries. Industrial and Corporate Change, 33(2), 363-382. DOI: https://doi.org/10.1093/icc/dtae005

Cooper, R. G., Edgett, S. J., & Kleinschmidt, E. J. (2001). Portfolio Management for New Products. Perseus Publishing.

Majka, M. (2024). Understanding Return on Innovation Investment. Disponível em Understanding Return on Innovation Investment (researchgate.net), visitado em 25/08/2024.

OCDE. (2018). Manual de Oslo: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

OECD. (2020). The Future of Innovation. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing Management (15ª ed.). Pearson Education.

Schmidt, T. (2014). Strategic Project Management Made Simple: Practical Tools for Leaders and Teams. Wiley

Tidd, J., & Bessant, J. (2014). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (5ª ed.). Wiley.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Rangel, R. R., Rosini, A. M. R., Lima de Elua Roble, G., & Palmisano, A. (2024). GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO: INDICADORES, MÉTRICAS E AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO PARA MAXIMIZAÇÃO DA RENTABILIDADE. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(2), 54–63. https://doi.org/10.51923/repae.v10i2.380

Edição

Seção

Artigos