GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO: INDICADORES, MÉTRICAS E AVALIAÇÃO DE PORTFÓLIO PARA MAXIMIZAÇÃO DA RENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v10i2.380Palavras-chave:
Indicadores de Inovação, Métricas de Inovação, Gestão de PortfólioResumo
Este artigo examina a gestão estratégica da inovação, enfocando a importância dos indicadores e métricas para avaliar o impacto dos projetos inovadores. A partir da definição de inovação do Manual de Oslo (OCDE, 2018), diferenciamos invenção de inovação e discutimos categorias como incremental, radical e disruptiva. Ademais, explora indicadores-chave, incluindo redução de custos, investimento em P&D e retorno sobre o investimento (ROI), e como métricas em diferentes estágios do processo de inovação (ideação, seleção, desenvolvimento e implementação) são fundamentais para o sucesso dos projetos. Por fim, o artigo também aborda a relação entre inovação e rentabilidade, destacando que inovações tecnológicas podem aumentar a produtividade, mas empresas pioneiras podem enfrentar dificuldades em capturar os benefícios econômicos, conforme indicado por estudos na área.
Downloads
Referências
Christensen, C. M. (1997). The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business Review Press.
Cavalcante, L; Oliveira, A. (2020). Métodos de revisión bibliográfica en los estudios científicos. Psicologia em Revista, v. 26, n. 1, p. 83-10. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100
Ciaffi, G., Deleidi, M., & Mazzucato, M. (2024). Measuring the macroeconomic responses to public investment in innovation: evidence from OECD countries. Industrial and Corporate Change, 33(2), 363-382. DOI: https://doi.org/10.1093/icc/dtae005
Cooper, R. G., Edgett, S. J., & Kleinschmidt, E. J. (2001). Portfolio Management for New Products. Perseus Publishing.
Majka, M. (2024). Understanding Return on Innovation Investment. Disponível em Understanding Return on Innovation Investment (researchgate.net), visitado em 25/08/2024.
OCDE. (2018). Manual de Oslo: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
OECD. (2020). The Future of Innovation. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing Management (15ª ed.). Pearson Education.
Schmidt, T. (2014). Strategic Project Management Made Simple: Practical Tools for Leaders and Teams. Wiley
Tidd, J., & Bessant, J. (2014). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (5ª ed.). Wiley.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronaldo Raemy Rangel, Rosini, Gilmara Lima de Elua Roble, Angelo Palmisano (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.