MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA O SUCESSO EMPRESARIAL DAS MICROEMPRESAS DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ÓTICA DENNYS NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA - PA

Autores

  • Laiana de Cassia Quadros Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.143

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Estratégia, Retenção Fidelização, Consumidor, Clientes.

Resumo

investigar as principais estratégias de marketing de relacionamento e ferramentas tecnológicas utilizadas para gerir e fidelizar clientes na atividade varejista da empresa Ótica Dennys no município de Bragança Pará é o objetivo desta pesquisa. Para fundamentar a investigação utilizaram-se literaturas a cerca das teorias de marketing e táticas mercadológicas apontadas por autores estudiosos da área. Para tanto se realizou um estudo de campo; Por meio de um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem de análise quali-quantitativa em uma microempresa do ramo de comercio varejista de óticas, a empresa Ótica Dennys. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista com roteiro estruturado, direcionada ao gestor proprietário da empresa, e um questionário, que por sua vez foi direcionado aos clientes da mesma, no qual sessenta pessoas tiveram participação. Na etapa de análise de dados, foi escolhida a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a empresa utiliza estratégias de relacionamento voltadas para o atendimento diferenciado, emprega esforços em fidelizar clientes através da entrega de valor na qualidade do atendimento e dos produtos, e repasse de vantagens por meio de descontos, promoções e outros. Possui um software que permite gerenciar informações dos clientes que são utilizadas para fins de melhor conhece-los, identifica-los e oferta-los os produtos e serviços da loja, entretanto a empresa também apresenta deficiências no marketing de relacionamento no que diz respeito às estratégias de retenção e  fidelização. No que diz respeito aos resultados obtidos no questionário aplicado aos clientes, percebe-se que o marketing de relacionamento pode influenciá-los aumentando a percepção dos mesmos, melhorando suas experiências, satisfação e confiança na empresa. Os clientes demonstraram prestar maior fidelidade quando se sentem importantes, são receptivos a promoções e a vendas virtuais.

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Biografia do Autor

Laiana de Cassia Quadros Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Cursando especialização em Gestão Financeira Empresarial pela UFPA.Bacharel em Administração pela UFPA.

Arleson Eduardo Monte Palma Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Pará – UFPA,cursando MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci ( Uniasselvi), cursando MBA em Gestão de Projetos pela Uniasselvi, Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pela UFPA, Bacharel em Administração pela UFPA

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Quadros Araujo, L. de C., & Monte Palma Lopes, A. E. (2019). MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA O SUCESSO EMPRESARIAL DAS MICROEMPRESAS DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ÓTICA DENNYS NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA - PA. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(1), 26–72. https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.143

Edição

Seção

Artigos