DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE POLÍTICAS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO PARA O SETOR DE TURISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.324

Palavras-chave:

Gerenciamento de programas, Estratégia e inovação, Turismo responsável, Agenda 2030

Resumo

As práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como temas prioritários da Agenda 2030. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar o planejamento do escopo do Plano de Políticas de DEI, à luz da Gestão de Projetos, destinado à uma empresa do setor de turismo, localizada na cidade de São Paulo (SP), com uma estratégia alinhada aos ODS (5) Igualdade de Gênero e (10) Redução das Desigualdades. O método do trabalho consistiu na abordagem híbrida, com a combinação de ferramentas como a Matriz SWOT, para a análise estratégica da organização objeto de estudo; a Matriz 5W2H, com perguntas-chave para a estruturação inicial do plano de ação; e o PM Canvas, que resultou na articulação para apresentação e gestão visual do Plano do Projeto. Assim, foram consultados o Guia PMBOK e os princípios do Disciplined Agile para a aplicação das ferramentas de planejamento. Os resultados constituem-se na criação de seis eixos estratégicos, integrados em um programa de DEI (que compõe subprojetos): 1) Gestão de Pessoas, 2) Gestão da Comunicação, 3) Gestão da Mudança e Inovação, 4) Gestão do Conhecimento, 5) Gestão das Partes Interessadas e 6) Gestão da Sustentabilidade, que poderão contribuir com o desenvolvimento organizacional e a inovação. Conclui-se que o uso das ferramentas de gestão de projetos, para o avanço das práticas em DEI, mostra-se promissor, juntamente às tecnologias existentes, visando à agilidade organizacional e entre equipes colaborativas.

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Biografia do Autor

Renata Maria Marè, Universidade de São Paulo

Doutora em Engenharia Elétrica, modalidade Engenharia de Computação, pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com pesquisa voltada ao sistema de comunicação wireless por luz visível de LED (Visible Light Communication - VLC) aplicada aos Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems - ITS) no contexto urbano (cidades inteligentes). Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011). Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela EPUSP (2010), com ênfase em qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente. Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1985). Coordenadora e docente nos Cursos de Especialização e Atualização em Cidades Inteligentes, no Instituto Mauá de Tecnologia. Docente convidada e orientadora no Curso de Especialização Planejamento e Gestão de Cidades, do Programa de Educação Continuada da EPUSP (PECE-EPUSP), disciplina Cidades Inteligentes. Orientadora no MBA Gestão de Projetos, do PECEGE-ESALQ-USP. Docente nas Disciplinas PAE (Atividades Especiais), destinadas aos Cursos de Graduação em Engenharias, Administração e Design na Mauá, nos temas Cidades Inteligentes e Desenvolvimento de Competências para as Profissões do Futuro. Colaboradora do Colégio Dante Alighieri em atividades docentes. É sócia da Abili Tecnologia da Informação Ltda. desde 1996, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas corporativos customizados baseados em Internet. Co-autora e pesquisadora principal no Projeto PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) intitulado Sistema Monitorar, apoiado pela Fapesp e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Principais linhas de interesse e pesquisa: Cidades Inteligentes, sob uma Visão Integrada, Holística; Cidades Sustentáveis, Resilientes, Inclusivas; Cidades Circulares; Cidades Regenerativas; Cidades Restauradoras; Mobilidade Urbana; Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems - ITS).

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Bezerra, K., & Maria Marè, R. (2023). DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE POLÍTICAS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO PARA O SETOR DE TURISMO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 9(1), 95–119. https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.324