DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE POLÍTICAS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO PARA O SETOR DE TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.324Palavras-chave:
Gerenciamento de programas, Estratégia e inovação, Turismo responsável, Agenda 2030Resumo
As práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como temas prioritários da Agenda 2030. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar o planejamento do escopo do Plano de Políticas de DEI, à luz da Gestão de Projetos, destinado à uma empresa do setor de turismo, localizada na cidade de São Paulo (SP), com uma estratégia alinhada aos ODS (5) Igualdade de Gênero e (10) Redução das Desigualdades. O método do trabalho consistiu na abordagem híbrida, com a combinação de ferramentas como a Matriz SWOT, para a análise estratégica da organização objeto de estudo; a Matriz 5W2H, com perguntas-chave para a estruturação inicial do plano de ação; e o PM Canvas, que resultou na articulação para apresentação e gestão visual do Plano do Projeto. Assim, foram consultados o Guia PMBOK e os princípios do Disciplined Agile para a aplicação das ferramentas de planejamento. Os resultados constituem-se na criação de seis eixos estratégicos, integrados em um programa de DEI (que compõe subprojetos): 1) Gestão de Pessoas, 2) Gestão da Comunicação, 3) Gestão da Mudança e Inovação, 4) Gestão do Conhecimento, 5) Gestão das Partes Interessadas e 6) Gestão da Sustentabilidade, que poderão contribuir com o desenvolvimento organizacional e a inovação. Conclui-se que o uso das ferramentas de gestão de projetos, para o avanço das práticas em DEI, mostra-se promissor, juntamente às tecnologias existentes, visando à agilidade organizacional e entre equipes colaborativas.
Downloads
Referências
Berni, R.L.V. (2019). Planejamento e gestão estratégica. (1ed.). Editora Pecege.
Bezerra, K.; Sacramento, A.P. (2022). Diversidade e inclusão no setor de turismo. In: Almeida, D.M.; Paranhos, W.R.; Willerding, I.A.V.; Lapolli, E.M. (Eds). Diverses: encontro nacional de pessoas consultoras em diversidade e inclusão — relatos de experiência. (pp. 68-71). Pandion.
Boyadjian, J.C. (2019). Gestão de projetos: conhecendo grupos de processos e suas áreas de conhecimentos. (1ed.). Editora Pecege.
Carvalho, M.A. (2011). Cidade global, destino mundial: turismo urbano em São Paulo. [Tese de Doutorado em Geografia Humana]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Chiavenato, I.; Sapiro, A. (2003). Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 9 reimp. Elsevier/Campos.
Corporate Leader Council. (2002). Building High-Performance Workface: a quantitative analysis of the effectiveness of performance management strategies. 1ed. Corporative Executive Board.
CVC Viagens. (2022). REprograma CVC: compromisso com a sustentabilidade e diversidade. Disponível em: https://www.cvc.com.br/dicas-de-viagem/institucional/reprograma-cvc-compromisso-com-a-sustentabilidade-e-diversidade/. Acesso em 16 ago. 2022.
DeGeus, A. (1988). Planning as learning. Harvard Business Review, pp. 70-74.
Deloitte Touche Tohmatsu Limited (2021). Diversidade, equidade e inclusão nas organizações. Disponível em: <https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/about-deloitte/articles/pesquisa-diversidade-inclusao-organizacoes.html>. Acesso em: 10 nov. 2021.
Finocchio Jr., J. 2013. Project model canvas. 1ed. Elsevier.
Fleury, M.T.L. (2000). Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 40, pp. 18-25. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000300003
Freeman, R.E. 1984. Strategic management: a stakeholder approach. 1ed. Pitman Press.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (2022). 60 anos da FAPESP. Fascículo 8. Diversidade e Inclusão: um levante científico contra a desigualdade de gênero. Disponível em: https://60anos.fapesp.br/livro/#/fasciculo08. Acesso em: 30. mar. 2022.
Gartner. (2021). Top 5 priorities for HR Leaders in 2022: actionable and objective advice to tackle top HR challenges. Acesso em: 06 dez. 2021.
Global Business Travel Association. (2022). Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão. Disponível em: https://www.gbta.org/pt/professional-development/content-collaborate/gbta-committees/diversity-equity-and-inclusion-committee/. Acesso em: 26 ago. 2022.
Hanashiro, D.M.M. Carvalho, S.G. (2005). Diversidade cultural: panorama atual e realidade das organizações brasileiras. Revista Eletrônica de Administração, 11, pp. 1-21.
Harari, Y.N. (2018). 21 lições para o século 21. 1ed. Companhia das Letras. DOI: https://doi.org/10.17104/9783406727795-21
Harari, Y.N. (2020). Notas sobre a pandemia. 1ed. Companhia das Letras.
Johnson, S.K. (2020). Inclusifique: como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa. 1 ed. Benvirá.
Marriot. (2022). Creating an inclusive environment. Disponível em: https://www.marriott.com/diversity/corporate-diversity.mi. Acesso em: 26 ago. 2022.
McKinsey & Company. (2021). The case for inclusive growth. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/industries/public-and-social-sector/our-insights/the-case-for-inclusive-growth/>. Acesso em: 01 nov. 2021.
Organização das Nações Unidas no Brasil. (2015). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 12 nov. 2021.
Panosso Netto, A. (2013). O que é turismo. 1ed. Brasiliense.
Pater, R. (2020). Políticas do design: um guia (não tão global) de comunicação visual. 1ed. Ubu.
Pimenta, M.A. (2006). Gestão de pessoas em turismo: sustentabilidade, qualidade e comunicação. 3ed. Alínea.
Porter, M. 1996. What is strategy. Harvard Business Review, 74, pp. 61-78.
Prefeitura Municipal de São Paulo. São Paulo Turismo. (2019). Plano de Turismo Municipal — 2019-2021. Prefeitura de São Paulo.
Project Management Institute. (2021). PMBOK — Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos e o Padrão de Gerenciamento de Projetos. 7ed. Project Management Institute.
Project Management Institute. (2017). Disciplined Agile. Disponível em: <https://www.pmi.org/disciplined-agile/people>. Acesso em: 12 nov. 2021.
Project Management Institute. (2017). PMBOK — Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos e o Padrão de Gerenciamento de Projetos. 6ed. Project Management Institute.
Rabechini Junior, R. (2019). Gestão de Riscos em Projetos. 1ed. Editora Pecege. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v1i1.1
Rocha, L. (2017). Como ser um líder inclusivo: fuja do diversitywashing e valorize a diversidade. 1ed. Editora Scortecci.
Rotta Neto, J. (Sem data). O Manifesto Ágil. Disponível em:
<http://paginapessoal.utfpr.edu.br/frufrek/pos-web/p/arquivos/O_manifesto_agil.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2022.
Ruschmann, D. (1990). Marketing turístico: um enfoque promocional. 4ed. Editora Papirus.
Senge, M. P. (2004). A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. 16ed. Editora Best Seller.
Silveira, D.T.; Córdova, F.P. (2009). A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. p. 33-44. In: Gerhardt, T.E.; Silveira, D.T. Métodos de pesquisa. 1ed. Editora da UFRGS.
United Nations — World Tourism Organization. (2000). Código de Ética Mundial Para o Turismo Responsável. Disponível em: . Acesso em: 01 maio. 2022.
United Nations — World Tourism Organization. (2017) — Año Internacional del Turismo Sostenible para el Desarrollo. Disponível em: https://webunwto. Acesso em: 21 nov. 2021.
United Nations — World Tourism Organization. (2022). Disponível em: https://tourism4sdgs.org. Acesso em: 10 mai. 2022.
World Travel Market Latin America. 2022. WTM cria Comitê de Diversidade. Disponível em:
https://hub.wtm.com/pt/press-releases-pt/wtm-latin-america-pt/wtm-latin-america-cria-comite-de-diversidade/. Acesso em: 26 ago. 2022.
World Travel & Tourism Council. (2021). Travel & Tourism Economic Impact 2021: Global Economic Impact & Trends 2021. World Travel & Tourism Council. Disponível em: <https://wttc.org/ >. Acesso em: 22 nov. 2021.
Zapata, E.L.; Muiña, F.E.G.; Moreno, S.M.G. (2012). De la organización que aprende a la organización ambidiestra: evolución teórica del aprendizaje organizativo. Cuad. Adm. Bogotá, 25, pp. 11-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kaique Bezerra, Renata Maria Marè (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.