Educação empreendedora nas universidades em países em desenvolvimento: proposta de um framework a partir de metasíntese e grounded theory
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.185Palavras-chave:
Educação empreendedora, Países em desenvolvimento, Educação empreendedora na universidade.Resumo
O empreendedorismo é fundamental para mover a economia dos países, de modo que, os países em desenvolvimento deveriam ter como meta prioritária a geração de novos empreendedores. Entretanto observa-se que isso está longe de ser uma realidade tanto na prática da educação empreendedora desses países quanto na literatura internacional que carece de estudos específicos sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi o de estreitar essa lacuna reunindo casos de programas de educação empreendedora criados em universidades de países em desenvolvimento e oferecer um framework de educação empreendedora conduzido por meio de uma metasíntese e uso de grounded theory. Os resultados apontam que há pouco uso de abordagens pedagógicas baseadas na prática sendo que os programas existentes permanecem baseados em abordagens teóricas em ambiente tradicional de sala de aula. Sugere-se que os cursos de empreendedorismo sejam incorporados aos currículos das universidades em dois módulos. Um contendo noções básicas e ofertadas a todos os discentes e outro com noções mais avançadas voltado aos alunos que desejam se aprofundar no tema e empreender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.