Educação empreendedora nas universidades em países em desenvolvimento: proposta de um framework a partir de metasíntese e grounded theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.185

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Países em desenvolvimento, Educação empreendedora na universidade.

Resumo

O empreendedorismo é fundamental para mover a economia dos países, de modo que, os países em desenvolvimento deveriam ter como meta prioritária a geração de novos empreendedores. Entretanto observa-se que isso está longe de ser uma realidade tanto na prática da educação empreendedora desses países quanto na literatura internacional que carece de estudos específicos sobre o tema. O objetivo deste trabalho foi o de estreitar essa lacuna reunindo casos de programas de educação empreendedora criados em universidades de países em desenvolvimento e oferecer um framework de educação empreendedora conduzido por meio de uma metasíntese e uso de grounded theory. Os resultados apontam que há pouco uso de abordagens pedagógicas baseadas na prática sendo que os programas existentes permanecem baseados em abordagens teóricas em ambiente tradicional de sala de aula. Sugere-se que os cursos de empreendedorismo sejam incorporados aos currículos das universidades em dois módulos. Um contendo noções básicas e ofertadas a todos os discentes e outro com noções mais avançadas voltado aos alunos que desejam se aprofundar no tema e empreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Mariane Massaneiro Kaniak, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Gestão pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Psicologia do trabalho e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Elizandra Severgnini, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Administração (UFPR), Mestra em Ciências Contábeis (UEM), especialista em Controladoria e Gestão Financeira (Unipar) e Graduada em Administração (Unipar).

Luís Filippe Serpe, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). Especialista em em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Atuou como professor substituto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, de outubro de 2014 a julho de 2016. Foi professor da área de Administração Financeira, Custos e Métodos Quantitativos na UNOPAR Unidade Ponta Grossa. Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Kaniak, V. M. M., Severgnini, E., & Serpe, L. F. (2020). Educação empreendedora nas universidades em países em desenvolvimento: proposta de um framework a partir de metasíntese e grounded theory. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(2), 119–148. https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.185

Edição

Seção

Artigos