Rotatividade e Microempreendedor Individual: uma Análise nas Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.145

Palavras-chave:

Microempreendedor individual, Planos de Ações, Rotatividade.

Resumo

A fidelização dos profissionais nas empresas é um desafio cada vez mais complexo que tem por consequência a rotatividade, que é um problema percebido também na área de serviços de telecomunicações. Dessa forma, o objetivo desse estudo é compreender o motivo da rotatividade, com o intuito de verificar possíveis problemas com os profissionais da categoria de microempreendedor individual (MEI), propondo ações para reter esse profissional dentro da empresa. Para isso, o artigo apresenta uma pesquisa empresarial realizada em uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços do ramo de telecomunicações. A empresa oferece serviço técnico e de vendas das operadoras NET e Claro Brasil e concentra a maior parte de sua atuação na região serrana do Estado do Rio Grande do Sul. Os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa de natureza quantitativa de nível explicativa, por meio da aplicação de questionários, e de natureza qualitativa de nível exploratório, com a realização de grupo focal. Os resultados mostram que os microempreendedores individuais não se sentem valorizados como gostariam e que fatores como remuneração, treinamento e carga horária incentivam a rotatividade desses profissionais no mercado em que atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Hochmuller Rodrigues, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Zaida Cristiane dos Reis, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção pela UFRGS(2003). Doutora em Administração pela PUCRS/UCS.Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora de Pós-Graduação, e participa de Grupos de Pesquisa. Professora do EAD da Faculdade de Osório (FACOS). Coordenadora de Curso de Graduação EAD - Gestão de RH - grupo CNEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Suprimentos, Qualidade, Planejamento Estratégico e áreas afins atuando principalmente nos seguintes temas: vantagem competitiva, conhecimento organizacional, conhecimento, estratégias e gestão da produção.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patrícia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).

Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Rodrigues, D. H., dos Reis, Z. C., Matte, J., Miri, D. H., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2019). Rotatividade e Microempreendedor Individual: uma Análise nas Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 4(2), 405–425. https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.145

Edição

Seção

Artigos