IMPACTO DAS AVALIAÇÕES DE CURSO DO INEP COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA NAS IES NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.123

Palavras-chave:

SINAES, Avaliação Institucional, Governança Corporativa, IES.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos avaliadores que compõem o quadro de avaliadores do INEP, por meio de seus instrumentos avaliativos, tendo como base a concepção de boas práticas de Governança nas Instituições de Ensino Superior-IES. Desde a sua concepção em 2004, o SINAES é constituído por três processos: a avaliação dos cursos de graduação, a avaliação institucional e a avaliação do desempenho do estudante, o ENADE - e várias alterações foram realizadas ao longo do tempo, não só visando melhorias nos procedimentos, mas procurando atender também a complexa estrutura do ensino superior brasileiro, caracterizada pela expressiva expansão de cursos e ingressantes, sem contar a diversidade dos perfis das IES existentes. Foram elaboradas questões sobre os instrumentos avaliativos, disponibilizadas por meio de um formulário eletrônico no Google Docs e encaminhado para um banco de dados de avaliadores do Inep que para opinarem sobre o papel dos indicadores como instrumento de melhoria da qualidade do ensino, gestão e controle, que caracterizam a Governança. A contribuição do estudo se dá de forma qualitativa sobre a percepção dos avaliadores pesquisados a respeito daquilo que contribui para a evolução da qualidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Flavio Messias, UNG

Doutor em Ciências Economicas

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Rosini, A. M., Messias, J. F., & Palmisano, A. (2018). IMPACTO DAS AVALIAÇÕES DE CURSO DO INEP COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA NAS IES NO BRASIL. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 4(1), 115–131. https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.123

Edição

Seção

Artigos