IMPACTO DAS AVALIAÇÕES DE CURSO DO INEP COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA NAS IES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.123Palavras-chave:
SINAES, Avaliação Institucional, Governança Corporativa, IES.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos avaliadores que compõem o quadro de avaliadores do INEP, por meio de seus instrumentos avaliativos, tendo como base a concepção de boas práticas de Governança nas Instituições de Ensino Superior-IES. Desde a sua concepção em 2004, o SINAES é constituído por três processos: a avaliação dos cursos de graduação, a avaliação institucional e a avaliação do desempenho do estudante, o ENADE - e várias alterações foram realizadas ao longo do tempo, não só visando melhorias nos procedimentos, mas procurando atender também a complexa estrutura do ensino superior brasileiro, caracterizada pela expressiva expansão de cursos e ingressantes, sem contar a diversidade dos perfis das IES existentes. Foram elaboradas questões sobre os instrumentos avaliativos, disponibilizadas por meio de um formulário eletrônico no Google Docs e encaminhado para um banco de dados de avaliadores do Inep que para opinarem sobre o papel dos indicadores como instrumento de melhoria da qualidade do ensino, gestão e controle, que caracterizam a Governança. A contribuição do estudo se dá de forma qualitativa sobre a percepção dos avaliadores pesquisados a respeito daquilo que contribui para a evolução da qualidade de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.