GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.358

Palabras clave:

Gestão por competência, Instituições Federais de Ensino Superior, Modelo Teórico, Eficiência, Eficácia

Resumen

Desde a publicação do Decreto nº 5.7007/2006, até o presente momento, ainda é incipiente o número de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que implantaram, efetivamente, a gestão por competência. Entre os desafios enfrentados por essas instituições destaca-se o fato de não existir um modelo de gestão de pessoas que considere as suas especificidades. Buscando preencher essa lacuna teórica, este trabalho propõe um modelo teórico de gestão por competências para as IFES, que contribui para a melhoria da eficiência e da eficácia dessas instituições. Além disso, apresenta a gestão por competência como um modelo de gestão relevante para a melhoria do desempenho organizacional das IFES e descreve como esse sistema de gestão alavanca a eficiência e a eficácia organizacional dessas instituições. Buscando alcançar tais objetivos, foi desenvolvido um estudo teórico e se recorreu à pesquisa bibliográfica e à experiência dos autores para elaborar o modelo e definir os conceitos. Conclui-se que a gestão por competência contribui para melhorar a eficiência e a eficácia do desempenho organizacional das IFES. Por fim, recomenda-se que sejam realizadas pesquisas empíricas, onde eventualmente esse modelo venha a ser implantado, que acompanhem, testem e avaliem o modelo teórico elaborado neste trabalho.

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Biografía del autor/a

Sara Lúcia de Lima, UFVJM

Pesquisadora

Antonio Genilton Sant’Anna, UFVJM

Pesquisador

Cinthya Rocha Tameirão, UFVJM

Pesquisadora

 

João Antônio Gomes Pereira, UFVJM

Pesquisador

João Antônio Gomes Pereira. Antonio.joao@ufvjm.edu.br

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Lúcia de Lima, S., Sant’Anna, A. G., Tameirão, C. R., & Pereira, J. A. G. (2023). GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 9(3), 71–85. https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.358

Número

Sección

Artigos