Transição do Sistema Elétrico Tradicional para a Implantação do Sistema Fotovoltaico: Percepção de Funcionários

Autores

  • Milton Francisco de Brito Fatec Guarulhos
  • Rafael Oliveira Silva Universidade Guarulhos (Ung)
  • Marcos Antonio Maia de Oliveira FATEC GUARULHOS
  • Antônio Carlos Estender Universidade Guarulhos (Ung)
  • Alexandre Formigoni FATEC GUARULHOS

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v1i2.21

Resumo

O consumo de energia vem aumentando gradativamente graças ao avanço da tecnologia e da dependência da sociedade pela mesma. Esse aumento de demanda gera impactos financeiros e ambientais que acabam prejudicando a todos. Por esse motivo a transição para o sistema fotovoltaico seria de grande importância. Pensando nisso esse artigo tem como objetivo refletir e descrever os impactos da produção de energia elétrica atual e compará-lo com o sistema fotovoltaico, avaliar e demonstrar o impacto econômico e ambiental positivo dessa transição, demonstrar que os resultados positivos podem ser utilizados para ganhar um espaço ainda maior no mercado. Para atingir tais objetivos foram utilizados estudo de casos, análise de documentos, referenciais teóricos e pesquisas exploratórias qualitativas. O estudo demonstrou que muitas pessoas desconhecem a utilização desse sistema ou conhecem somente superficialmente, muitos com um pré-conceito relacionado ao custo e aplicação dessa tecnologia. Como conclusão percebe-se que a disseminação correta dos conceitos dessa tecnologia seria a melhor forma de quebrar esses paradigmas, pois muitos após conhecerem os impactos positivos desse sistema que vão além de gerar uma independência do setor elétrico tradicional e sua tarifação, gerando uma redução de custos positiva não degradando o meio ambiente aceitaram como uma alternativa viável.

 

Palavras chave: Energia Fotovoltaica; Impacto Ambientais; Redução de Custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Francisco de Brito, Fatec Guarulhos

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FGV-RJ. Graduado em Tecnologia em Logística pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Graduado em Ciências pela Universidade Guarulhos. Participante em treinamento sobre Produção Enxuta - Lean Production em diversas plantas da Nec Corporation, no Japão e, ainda, no evento ?The Epicenter of Brilliants Ideas ? Las Vegas. Vasta experiência nas áreas de Produção, Planejamento e Controle da Produção e Supply Chain Management adquirida nas multinacionais NEC e CELESTICA, ambas do setor de telecomunicações. Professor universitário há mais de dez anos em Instituições de Ensino Superior do setor público e privado, ministrando disciplinas dos cursos de Logística e Logística Aeroportuária. Atua, ainda, como desenvolvedor de sistemas (sob encomenMestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FGV-RJ. Graduado em Tecnologia em Logística pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Graduado em Ciências pela Universidade Guarulhos. Participante em treinamento sobre Produção Enxuta - Lean Production em diversas plantas da Nec Corporation, no Japão e, ainda, no evento ?The Epicenter of Brilliants Ideas ? Las Vegas. Vasta experiência nas áreas de Produção, Planejamento e Controle da Produção e Supply Chain Management adquirida nas multinacionais NEC e CELESTICA, ambas do setor de telecomunicações. Professor universitário há mais de dez anos em Instituições de Ensino Superior do setor público e privado, ministrando disciplinas dos cursos de Logística e Logística Aeroportuária. Atua, ainda, como desenvolvedor de sistemas (sob encomenda) para o segmento de entretenimento para empresas multinacionais. Experiência na área de Administração, com ênfase em Logística.da) para o segmento de entretenimento para empresas multinacionais. Experiência na área de Administração, com ênfase em Logística.

Downloads

Publicado

2016-03-13

Como Citar

Brito, M. F. de, Silva, R. O., Maia de Oliveira, M. A., Estender, A. C., & Formigoni, A. (2016). Transição do Sistema Elétrico Tradicional para a Implantação do Sistema Fotovoltaico: Percepção de Funcionários. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 1(2), 128–147. https://doi.org/10.51923/repae.v1i2.21

Edição

Seção

Artigos