QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS

Autores

  • Luiz Felipe Quel
  • Patricia Antonia Rodrigues Quel Neovitta Educacional Ltda

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v2i2.69

Resumo

Com o objetivo identificar a percepção dos alunos em relação a componentes de qualidade de vida que indiretamente estão contidos nas ações das instituições de ensino superior esta pesquisa utilizou como referenciais os conceitos de aprendizagem organizacional, adaptados para o ambiente das organizações de ensino, ecologia organizacional e qualidade de vida.  Os dados foram coletados por intermédio de questionário categorizado por dimensões de qualidade de vida, composto por 20 afirmações, contribuindo para uma metodologia exploratória de caráter qualitativo. A amostra de conveniência contou com 234 respondentes. Os resultados confirmaram que os alunos entendem os impactos do ambiente e da estrutura de oferta de ensino em seu bem-estar e qualidade de vida o que, consequentemente, afeta os resultados e desempenho desses alunos. Foi possível concluir que fatores como ambiente físico, ambiente organizacional e equilíbrio entre tempo de produção e de lazer são responsáveis pelos resultados acadêmicos dos alunos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Quel

Administrador, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo-FEA, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialista em Sistemas de Informação. Foi gestor de curso de Administração em grande instituição de São Paulo tendo participado efetivamente de vários processos de reconhecimento e renovação de cursos. Professor e gestor universitário há quinze anos, em cursos de graduação e pós-graduação, foi docente no CEAG - Fundação Getúlio Vargas, professor na Universidade São Judas Tadeu, em cursos de graduação e pós-graduação e professor convidado nos cursos de pós-graduação do Mackenzie e FIA-USP. Foi Pró-reitor Acadêmico Adjunto e Pró-reitor de Ensino de Graduação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Atualmente é professor no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração nesta instituição, além de autor de livro e de conteúdos para a Educação a Distância. Tem experiência de mais de 27 anos em gestão de empresas e consultoria, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional e Humano. É sócio-proprietário da Neovitta Educacional, empresa com atuação em Gestão Educacional, na Educação a Distância e Complementar. Pesquisador nas áreas de gestão de conhecimentos, desenvolvimento organizacional, complexidade, qualidade de vida nas organizações, educação corporativa e sustentabilidade.

Patricia Antonia Rodrigues Quel, Neovitta Educacional Ltda

Professora Licenciada em Letras pela Universidade São Judas Tadeu, especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como educadora concursada na rede pública do estado de São Paulo ensino fundamental e médio, foi professora da reda privada no Estado de São Paulo (ensino fundamental e médio ) e professora universitária. Atua no mercado empresarial e educacional há 17 anos. Atualmente, é sócia-proprietária da Neovitta Educacional. Experiência na elaboração de projetos educacionais, consultoria educacional e educação a distância.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Quel, L. F., & Quel, P. A. R. (2017). QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 2(2), 232–245. https://doi.org/10.51923/repae.v2i2.69

Edição

Seção

Artigos