APLICAÇÃO DOS CENÁRIOS ECONÔMICOS NA GESTÃO DE NEGÓCIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA

Authors

  • José Alan Barbosa da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-graduação em Gestão de Negócios. http://orcid.org/0000-0003-0693-1378
  • Eduardo Batista Borges Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios http://orcid.org/0000-0003-1836-8789
  • Murilo Sérgio Vieira Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.115

Keywords:

Prospecção, Planejamento estratégico, Cenários econômicos, Gestão de Negócios.

Abstract

Na atualidade as organizações, estão inseridas em um ambiente de negócio globalizado e altamente competitivo, neste cenário, as empresas estão suscetíveis as transformações e variações da economia e política interna e externa, das tecnologias que provocam alterações nos processos organizacionais, e da legislação que rege e regulamenta o negócio, entre outros elementos que interferem no ambiente empresarial. Diante disso, surge a utilização dos cenários econômicos como ferramenta que possibilita se antecipar as incertezas que se tem quanto ao futuro e as suas tendências. Posto isso, este artigo objetivou fazer um estudo comparativo, utilizando como parâmetro, os trabalhos realizados por Marques (1988) e o de Heinze et al. (2011). Os autores sugerem entre os elementos decisórios o mercado, tanto interno como externo, a imagem institucional (marketing), mensuração da demanda atual e futura do mercado, o sistema de informação gerencial, a concorrência, a tecnologia de ponta e os seus produtos. Já para a construção do modelo de simulação de cenários para a empresa onde foi realizado o estudo de caso, aplicou-se o método Delphi. Através deste modelo Heinze et al. (2011) conseguiram fazer o correto direcionamento da pesquisa e obtiveram elementos essenciais que compõem o entendimento de um grupo de participantes, gestores da própria organização, as variáveis críticas, que para os autores esses são elementos importantes e necessários para dar o suporte estratégico adequado, e desta forma compor o modelo proposto. Os estudos de ambos os autores, contribuem para a tomada de decisão estratégica, ao possibilitar a avaliação das probabilidades de acontecimentos futuro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Alan Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-graduação em Gestão de Negócios.

Possui Pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (02/2017-06/2018), Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Logística também pela UEG (02/2016-03/2017), Graduação Tecnólogo em Logística pela Universidade Estácio de Sá - UNESA ((2013-2015), Bacharelando em Administração também pela UNESA (2015-2019), Habilitação Técnica em Logística Empresarial pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - ITEGO 2010-2012).
Experiência como professor universitário na FacUnicamps, Faculdade Noroeste FAN PADRÃO, no Instituto Qualificar Consultoria Palestras e Treinamentos e no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás - ITEGO.

Eduardo Batista Borges, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios

Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), Mestrado em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasilia (2003), Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980) e em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (1976).Atualmente é professor doutor titular na Universidade Estadual de Goiás e economista na Companhia de Saneamento no estado de Goiás SANEAGO S/A.

Murilo Sérgio Vieira Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Goiás com Pós-graduação em Administração Estratégica em Marketing pela Universidade Estadual de Goias, Mestre em Psicologia em análise do comportamento com ênfase no comportamento do consumidor pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do curso de Administração e Coordenador do MBA em Gestão de Negócios da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA).

Published

2019-05-31

How to Cite

da Silva, J. A. B., Borges, E. B., & Silva, M. S. V. (2019). APLICAÇÃO DOS CENÁRIOS ECONÔMICOS NA GESTÃO DE NEGÓCIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA. Journal of Teaching and Research in Administration and Engineering, 4(2), 230–251. https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.115

Issue

Section

Artigos