O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE ALINHAMENTO INSTITUCIONAL

APONTAMENTOS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Autores

  • Fani Lúcia Martendal Eberhardt Instituto Federal Catarinense/Blumenau/SC/Brasil
  • Sonia Regina de Souza Fernandes Instituto Federal Catarinense/Blumenau/SC/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v7i2.254

Palavras-chave:

Planejamento, Planejamento Estratégico, Instituto Federal, Administração Pública

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para melhores práticas na utilização da ferramenta Planejamento Estratégico, através da análise das potencialidades e dificuldades identificadas pelos Gestores, sobre a ferramenta planejamento estratégico, e sobre o desenvolvimento e implantação da ferramenta no Instituto Federal Catarinense. A pesquisa ocorreu através de questionário estruturado, aplicado aos Gestores do IFC, de 06 a 25 de outubro de 2019. Nos resultados da pesquisa, referente a ferramenta planejamento estratégico, as potencialidades identificadas foram: princípio da continuidade dos processos; mudança nos processos-inovação; e clareza no desenvolvimento das etapas do planejamento estratégico. As dificuldades identificadas foram: resistência na mudança de processos; acompanhamento/monitoramento do atingimento dos objetivos; e quantidade de informações necessárias para utilização e monitoramento da ferramenta. Já em relação ao desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico, as potencialidades identificadas foram: utilização de dados como base/auxílio para o desenvolvimento de outros documentos e/ou ações; alinhamento institucional; e envolvimento dos gestores da instituição. As dificuldades identificadas foram: quantidade de atores envolvidos no processo de implantação; acompanhamento/monitoramento no atingir os objetivos; e conhecimento da ferramenta pelos gestores. Entre as contribuições para melhores práticas em futuras implantações do planejamento estratégico, destacam-se: necessidade de verificação prévia dos dados e informações sobre a Instituição; diagnóstico do conhecimento dos Gestores sobre a ferramenta planejamento estratégico e da capacitação adequada a realidade da Instituição; apresentação aos Gestores da proposta  e identificação dos atores que participarão e contribuirão no processo do planejamento estratégico, esclarecendo cada etapa do processo; utilização da tecnologia no processo de controle, otimizando a sistematização de dados e informações; e engajamento de todos.

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Biografia do Autor

Fani Lúcia Martendal Eberhardt, Instituto Federal Catarinense/Blumenau/SC/Brasil

Doutoranda em Desenvolvimento Regional - FURB (2020 - em andamento). Mestre em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004) e Graduada em Administração de Empresa pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Professora efetiva do Instituto Federal Catarinense- IFC - Campus Blumenau (04/2012- atual). Diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Catarinense (Jan/2018 - Jan/2020). Diretora de Extensão do Instituto Federal Catarinense- IFC (Fev/2016 - Dez/2017). Coordenadora e Professora do Curso de Administração - FAMEBLU/UNIASSELVI (2009 - 2012). Coordenadora de Estágio Supervisionado - IBES/SOCIESC (2004 - 2009). Coordenadora do Curso de Administração - IBES/SOCIESC (2008 - 2009). Coordenadora Adjunta do Curso de Administração - IBES/SOCIESC (2007 - 2008).

Sonia Regina de Souza Fernandes , Instituto Federal Catarinense/Blumenau/SC/Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (1992) /SC. Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS/RS. Doutoramento sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP/PT. Professora (desde 1987 ? da Educação Infantil à Pós-Graduação) e pesquisadora (a partir dos anos 2000). Linha de Pesquisa: Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores. Experiência em processos de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior. Experiência em Gestão na Educação Superior (cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu) e, na Educação Básica (Supervisora Escolar e Diretora de EEB). Participação em Conselhos universitários e municipais de Educação e da Mulher. A partir de 2010 ? é docente no Instituto Federal Catarinense (IFC). Coordenou a Unidade Urbana do Campus Rio do Sul (2010) e o setor de Ensino Superior do Campus Camboriú (2012? 2015) e, foi Foi coordenadora institucional do PIBID/IFC. Foi coordenadora da Câmara de Ensino do Conif (2016-2017). Foi membro da Câmara de Desenvolvimento Institucional. Membro Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior/CC-PARES (representando o Conif). Foi membro do Fórum Nacional de Educação/FNE (representando o Conif). Docente do ProfEPT (Mestrado Profissional) e do Mestrado em Educação (IFC/Campus Camboriú). Membro da Diretoria do Conif (2020) ? vice presidente de Assuntos Acadêmicos. Reitora do Instituto Federal Catarinense (2016-2019), reeleita (2020-2023).

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Eberhardt, F., & Fernandes , S. (2021). O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE ALINHAMENTO INSTITUCIONAL: APONTAMENTOS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 7(2), 36–53. https://doi.org/10.51923/repae.v7i2.254

Edição

Seção

Artigos