PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EMPRESA DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DO USO PELOS GESTORES COMO APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.203Palavras-chave:
Planejamento Empresarial, Planejamento Estratégico, Setor de Telecomunicações.Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar como os líderes de uma empresa do Setor de Telecomunicações utilizam o Planejamento Estratégico como apoio ao processo de tomada de decisão. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, descritiva, qualitativa e a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista aplicada aos líderes de equipes, que atuam nos municípios de Belo Horizonte/MG, Franca/SP, Patos de Minas/MG, Ribeirão Preto/SP, Uberaba/MG e Uberlândia/MG, e que constantemente precisam tomar decisões que causarão impactos nos resultados da empresa, e, devido ao nível hierárquico, é necessária a utilização do Planejamento Estratégico conforme etapas definidas pela organização. Como principais resultados observou-se que a organização planeja a estratégia com base em ferramentas, como o Mapa Estratégico e o Balanced Scorecard; após essa etapa, o Planejamento Estratégico é utilizado para que a organização possa elaborar o Planejamento Tático e Operacional, para que, posteriormente, ocorra a execução e o controle, buscando-se garantir o alcance dos objetivos organizacionais; também foi obtido que 57% dos líderes possuem conhecimento dos processos do Planejamento Estratégico e responsabilidade das áreas para garantir a continuidade dos processos, e os demais não conhecem totalmente as etapas deste tipo de planejamento, que pode dificultar a execução das atividades de acordo com o que foi planejado.Downloads
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