DESAFIOS DOS ESTUDANTES TRABALHADORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E DIREITO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) http://orcid.org/0000-0001-5310-2949
  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Tânia Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Hendy Luci Callegari de Lima Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.206

Palavras-chave:

Estudante-trabalhador, Desafios estudantis, Ensino superior.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios de estudantes de administração, contabilidade e direito de uma IES do Oeste de Santa Catarina. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa da pesquisa, e como pesquisa exploratória e descritiva quanto aos fins, com a aplicação dos procedimentos de levantamento tipo survey. A população é constituida de 5.359 estudantes do primeiro semestre de 2019 nos três cursos, para os quais foi enviado questionário semiestruturado por meio do google docs, recebendo-se 227 respostas. Quanto ao perfil, 95% dos estudantes trabalha, são predominantemente do sexo feminino, têm até 24 anos, residem com familiares, e têm renda de até R$ 1.499,00. Os estudantes dedicam até quatro horas diárias, e buscam por meio dos estudos, a formação profissional, melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida, reconhecimento pessoal e prestígio social. A independência financeira é o principal motivo que leva a conciliarem os estudos com o trabalho. As dificuldades percebidas, são típicas entre os estudantes do contexto contemporâneo. Quanto às condições financeiras os estudantes são indiferentes ou percebem terem poucas dificuldades, situação decorrente do apoio familiar, da renda do trabalho e de bolsas de estudo. As expectativas com os cursos frequentados são atendidas e há satisfação com os mesmos. Contudo, também são apontadas insatisfações com o rendimento escolar que, junto com a minoria, cujas expectativas não são atendidas e não está satisfeita com o curso frequentado, indicam lacunas para aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora da Área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Tânia Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora da Área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

Fischer, A., Rover, A., Nodari, T. M. dos S., & Lima, H. L. C. de. (2021). DESAFIOS DOS ESTUDANTES TRABALHADORES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E DIREITO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO OESTE CATARINENSE. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 6(2), 90–106. https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.206

Edição

Seção

Artigos