Ensino colaborativo online na pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da covid-19

MODELOS, MOTIVAÇÕES E EFEITOS PERCEBIDOS PELOS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.389

Palavras-chave:

Ensino colaborativo online, pandemia da covid-19, pós-graduação stricto sensu, ensino da contabilidade, ensino da administração

Resumo

Contexto e problema: durante a pandemia da Covid-19 instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial (ERE). Alguns programas de pós-graduação (PPGs) ofertaram disciplinas na forma de ensino colaborativo online (ECO) entre docentes, uma abordagem ainda pouco pesquisada, sobretudo no contexto do ensino da administração e contabilidade no Brasil. Objetivo: compreender como diferentes modelos de ECO foram adotados pelos docentes, suas motivações para adoção e os efeitos percebidos em termos dos benefícios, dilemas e dificuldades, entre outros. Método: a pesquisa de natureza descritiva e qualitativa foi baseada em entrevistas semiestruturadas com oito docentes de PPGs nas áreas de Ciências Contábeis e Administração de universidades públicas que lecionaram cursos nessa abordagem entre 2020 e 2022. Identificamos que esses docentes adotaram por iniciativa própria diferentes modelos de ECO. Resultados: os benefícios relatados foram maior apoio mútuo, interação entre professores, estímulo ao pensamento crítico e aulas mais dinâmicas. Dentre os desafios, a sobrecarga de trabalho devido à urgência das mudanças, ao preparo e recursos tecnológicos suficientes. Contribuição: o ECO pode ser estratégia inovadora de ensino híbrido e online auxiliando na integração e desenvolvimento docentes, frente a um contexto de demandas crescentes de articulação entre os PPGs, e de internacionalização dos programas.

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Biografia do Autor

Igor da Cunha Ferreira Martins Silveira, UFRJ / FACC

Mestre em Ciências Contábeis (2023) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Finanças Corporativas (2017) pelo IDCE / Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Bacharel em Administração (2014) e em Ciências Contábeis (2015) pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atualmente atua como Professor Substituto na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como Professor Auxiliar na Universidade Candido Mendes (desde 2016), ministrando disciplinas na área de Ciências Contábeis e Finanças. Tem experiência na área de Ensino, Administração, Ciências Contábeis e Finanças.

Renata Georgia Motta Kurtz, UERJ / FAF

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional); Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005); MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002); Psicóloga graduada pela UFRJ. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ; Professora do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso ?Teoria e Prática da Docência On-line?, em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas. E docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Gestao Publica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E docente permanente do Programa de Mestrado Academico em Ciencias Contabeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI DAI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Instrutora de Mindfulness (MTI) e Treinadora certificada na metodologia LEGO SERIOUS PLAY. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Tractenberg, L., Silveira, I. da C. F. M., & Kurtz, R. G. M. (2025). Ensino colaborativo online na pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da covid-19: MODELOS, MOTIVAÇÕES E EFEITOS PERCEBIDOS PELOS PROFESSORES. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 11(1), 19–38. https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.389

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