A EXPANSÃO E APLICAÇÃO DE CASOS PARA ENSINO NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES EM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Fabrízio Meller-da-Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0001-8421-5436
  • Heitor Yuuki Ueno Universidade Estadual de Maringá
  • Vanderlei da Silva Sampaio Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.149

Palavras-chave:

Caso para Ensino, Aprendizagem, Ensino, Educação Corporativa, Método do Caso.

Resumo

Tem-se o objetivo de reconhecer a expansão de casos para ensino no Brasil no período de 2007 a 2017, exemplificando dois casos em um componente curricular. Apresenta-se, de modo didático propositivo, o vínculo de dois casos para ensino ao conteúdo programático de um componente curricular do Curso de Administração em uma instituição de ensino superior. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória propositiva com análise de dados documental. Para isso, procurou-se explanar sobre métodos ativos de ensino-aprendizagem com ênfase teórica a partir de uma perspectiva socioconstrutivista e os benefícios do caso para ensino. Essa pesquisa contribui ao expor a expansão de casos para ensino, indicando tendência de crescimento junto às principais revistas científicas indexadas no sistema qualis e eventos científicos da área. Encontrou-se, ao longo do período, a publicação de 556 casos para ensino - em vinte e quatro revistas e dois eventos relevantes - que podem ser vinculados aos diversos componentes curriculares de um Curso de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrízio Meller-da-Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Administração.

Editor Adjunto da Revista Científica do CRA-Pr (b3)

Representante da ANGRAD para o Estado do Paraná

Autor de artigos nacionais e internacionais, livro e capítulo de livro.

Coordenador de Curso do MBA Gestão de Pessoas.

Coordenador do Curso de Administração Pública.

Coordenador Projeto de Pesquisa: Grupo de Estudo sobre Business Case

Heitor Yuuki Ueno, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração pela UEM.

Especialização pela PUC-PR

Vanderlei da Silva Sampaio, Universidade Positivo

Programa de Pós-graduaçao de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo.

Doutorando em Administração

Mestre em Administração

 

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Meller-da-Silva, F., Ueno, H. Y., & Sampaio, V. da S. (2019). A EXPANSÃO E APLICAÇÃO DE CASOS PARA ENSINO NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES EM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(1), 101–124. https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.149

Edição

Seção

Artigos