Inserção do Egresso no Mercado de Trabalho como Indicador da Qualidade do Ensino: análise de um curso superior de administração

Autores

  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0002-8220-3519
  • Gabriela da Silva Corrêa Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Vanessa Costa Eliziario Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Flaviane Pelloso Molina Freitas Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.173

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Egresso, Curso de Administração.

Resumo

A inserção dos egressos no mercado de trabalho, além de constituir preocupação de qualquer organização de ensino superior, compõe um importante indicador para avaliação da qualidade do ensino. Neste intuito, o presente artigo analisou o quadro de admissão dos bacharéis do Curso de Administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná junto ao mercado de trabalho e sua satisfação em relação ao curso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritiva em um universo de 568 alunos graduados entre os anos de 2008 a 2015. A amostra analisada foi de 76 respondentes. Entre os principais achados verificou-se que: 89% dos egressos estavam ativos no mercado de trabalho; a maioria recebia entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00; e serviços é o principal setor de trabalho destes. Ainda, que o curso contribuiu na vida de 96% dos egressos e que 99% indicariam o curso a outra pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Bacharel, mestre e doutro em Administração. Professor do curso de administação e mestrado em ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Gabriela da Silva Corrêa, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Vanessa Costa Eliziario, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Flaviane Pelloso Molina Freitas, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pedagoga, mestre e doutoranda em educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

2020-03-19

Como Citar

Freitas, C. C. G., Corrêa, G. da S., Eliziario, V. C., & Freitas, F. P. M. (2020). Inserção do Egresso no Mercado de Trabalho como Indicador da Qualidade do Ensino: análise de um curso superior de administração. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(2), 64–85. https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.173

Edição

Seção

Artigos