AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA DISCENTES DE DUAS TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.157Keywords:
Tecnologia digital, jogos, letramento, aprendizagem, ensinoAbstract
O presente artigo pretende avaliar as contribuições que a tecnologia digital pode ofertar ao alunado de turmas de Recuperação Paralela. Hoje o mundo está globalizado e o uso da rede de computadores está por toda parte: celulares, tablets, computadores. É de suma importância que ela adentre à sala de aula, saindo da posição de vilã escondida embaixo do mobiliário escolar, pois os alunos e alunas nasceram nesta geração Z e vivenciam práticas sociais com o uso da tecnologia. Um dos grandes entraves é que não houve mudanças significativas nas metodologias e didática escolares que permanecem, muitas vezes, na forma tradicional de ensino, causando um descompasso entre o mundo real e a escola como microssociedade. O jogo, sabe-se, é um grande potencializador de aprendizagem que unindo-se ao ambiente virtual pode favorecer duplamente quem dele se utiliza. Há também a relação com os multiletramentos que são muito relevantes na sociedade do século XXI, já que nossa relação com a folha de papel (que outrora foi uma tecnologia), tem se tornado, a cada ano, mais escassa. É preciso que sejam construídas novas habilidades e competências para o uso dessa nova prática social, pois esse é um papel fundamental da escola hodierna. Para tanto, este trabalho pautou-se pela observação dentro de pesquisa participante e da resposta a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema em voga. Concluiu-se que o uso da tecnologia digital favorece e facilita a aprendizagem tanto daqueles que não são adeptos do ensino tradicional quanto àqueles que gostam desse uso. Porém, não se pode deixar de lembrar que é o Professor o mediador do ensino-aprendizado e que ele necessita de uma formação adequada que lhe propicie autonomia suficiente para o uso das tecnologias digitais em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.