Aplicação de experiências (presencial ou utilizando TICs) no ensino de graduação em administração

Autores

  • Antonio Vico Mañas PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v2i1.53

Resumo

RESUMO

 

Este artigo registra o resultado de experiências vivenciadas pelo autor. Apresenta o resultado de suas pesquisas teóricas e a transformação delas em práticas de sala de aula e online, acrescenta ainda, via exemplos de aplicações, as vantagens e limitações encontradas sempre acompanhadas de visão crítica acoplada a conceitos e contextos utilizados no dia a dia. Após uma breve introdução carregada de explicações sobre as motivações para as vivências, o artigo está dividido em itens denominados: 1- Uma prática viável; 2- Corpus; 3- E as TICs?; para concluir com considerações finais e as referências utilizadas. A composição de cada item do artigo disponibiliza posicionamento obtido nas experiências destacando a necessidade de um grande esforço por parte de um professor para que a aprendizagem seja de fato relevante e para tanto, desenvolvem-se caminhos para responder a uma questão fundamental, isto é: Como ministrar uma boa aula? Destacam-se pontos que são as preocupações mais fortes que levam à possibilidade positiva de aprendizagem por parte dos estudantes como a preocupação com a motivação dos estudantes (escolha dos materiais e organização dos exercícios) e as metodologias. Finalmente enfatiza-se a apropriação da tecnologia, a tecnologia na educação e a cocriação de estratégias. O autor deixa claro que tudo está focado em cursos de administração, especialmente na graduação, mas com a pretensão que as experiências possam servir de base para o ensino-aprendizagem de maneira geral.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: 

Aplicações no ensino da administração; Aprendizagem; Educação; Experiências presenciais; Experiências com TICs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Vico Mañas, PUCSP

FEAPUCSP - Depto. Adm.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Mañas, A. V. (2016). Aplicação de experiências (presencial ou utilizando TICs) no ensino de graduação em administração. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 2(1), 2–42. https://doi.org/10.51923/repae.v2i1.53

Edição

Seção

Artigos