PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO E SUA ELABORAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Mariana da Silveira
  • Rogerio João Lunkes

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.104

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Setor Público, Instituições Federais de Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos dos planos estratégicos elaborados por instituições públicas. O estudo teve abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, e coleta dos dados através dos websites de 5 instituições federais de educação analisadas do Sul do Brasil. Após a coleta e análise dos planos estratégicos, eles foram confrontados com a literatura encontrada na revisão bibliográfica verificando se foram elaborados de acordo com tal literatura. Os resultados apontaram que nenhum dos cinco institutos analisados cumpriu integralmente as quatro fases do processo de elaboração do Planejamento Estratégico citadas por Oliveira (2010). A fase mais observada pelos institutos na elaboração do plano estratégico foi a Fase I – Diagnóstico Estratégico e a menos observada foi a Fase IV - Controle e Avaliação. Concluiu-se que o processo de elaboração do planejamento estratégico nos institutos federais, de forma geral, ainda está em fase de amadurecimento e nem todas as “melhores práticas” estão sendo executadas por essas instituições.

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

da Silveira, M., & Lunkes, R. J. (2018). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO E SUA ELABORAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 4(1), 28–47. https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.104

Edição

Seção

Artigos