AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA DISCENTES DE DUAS TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA

Autores

  • Fernando José Lopes Faculdade Flamingo, Faculdades Integradas Campos Salles, UNIP
  • Marcelo Brasilino Faculdades Integradas Campos Salles/ Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.157

Palavras-chave:

Tecnologia digital, jogos, letramento, aprendizagem, ensino

Resumo

O presente artigo pretende avaliar as contribuições que a tecnologia digital pode ofertar ao alunado de turmas de Recuperação Paralela. Hoje o mundo está globalizado e o uso da rede de computadores está por toda parte: celulares, tablets, computadores. É de suma importância que ela adentre à sala de aula, saindo da posição de vilã escondida embaixo do mobiliário escolar, pois os alunos e alunas nasceram nesta geração Z e vivenciam práticas sociais com o uso da tecnologia. Um dos grandes entraves é que não houve mudanças significativas nas metodologias e didática escolares que permanecem, muitas vezes, na forma tradicional de ensino, causando um descompasso entre o mundo real e a escola como microssociedade. O jogo, sabe-se, é um grande potencializador de aprendizagem que unindo-se ao ambiente virtual pode favorecer duplamente quem dele se utiliza. Há também a relação com os multiletramentos que são muito relevantes na sociedade do século XXI, já que nossa relação com a folha de papel (que outrora foi uma tecnologia), tem se tornado, a cada ano, mais escassa. É preciso que sejam construídas novas habilidades e competências para o uso dessa nova prática social, pois esse é um papel fundamental da escola hodierna. Para tanto, este trabalho pautou-se pela observação dentro de pesquisa participante e da resposta a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema em voga. Concluiu-se que o uso da tecnologia digital favorece e facilita a aprendizagem tanto daqueles que não são adeptos do ensino tradicional quanto àqueles que gostam desse uso. Porém, não se pode deixar de lembrar que é o Professor o mediador do ensino-aprendizado e que ele necessita de uma formação adequada que lhe propicie autonomia suficiente para o uso das tecnologias digitais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando José Lopes, Faculdade Flamingo, Faculdades Integradas Campos Salles, UNIP

Professor Universitário e Consultor em Administração e Recursos Humanos, Graduado em Administração (FICS), Pós Graduado em Recursos Humanos (UNIP) e Mestre em Cognição e Semiótica (PUC-SP)

Marcelo Brasilino, Faculdades Integradas Campos Salles/ Prefeitura Municipal de São Paulo

Marcelo Brasilino é licenciado em Pedagogia pela Faculdade Sumaré. Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura da Cidade de São Paulo desde 2015.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Lopes, F. J., & Brasilino, M. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA DISCENTES DE DUAS TURMAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(1), 165–184. https://doi.org/10.51923/repae.v5i1.157

Edição

Seção

Artigos