EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO.
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.176Palavras-chave:
Empreendedorismo. Plano de negócio. Modelo de negócio. Taxinomia de Bloom.Resumo
Foram lançadas, em 2019, as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia no Brasil. Nelas o empreendedorismo é colocado como a pedra angular na formação do engenheiro. Neste sentido, este trabalho apresenta e defende uma estratégia metodológica objetivando demonstrar a importância da utilização de técnicas didáticas experienciais na educação empreendedora em Engenharia. Essa estratégia consiste em trabalhar, paralelamente com a teoria, o desenvolvimento de um modelo de negócio, culminando com a elaboração de um Plano de Negócio. Contribui, sobretudo, ao apresentar a Taxinomia de Bloom no contexto da educação empreendedora e das metodologias ativas, partindo do princípio de que a educação deve estar a serviço da construção do sujeito, capaz de pensar por si mesmo e tomar as rédeas de sua vida como indivíduo livre e autônomo, empreendedor de sua história. Optou-se pela descrição de uma aplicação prática, mostrando o posicionamento e as reflexões dos autores a respeito do tema considerado. Conclui que, dada a atualidade e a importância do tema Educação Empreendedora em Engenharia, incorporar, na formação do engenheiro, a prática do empreendedorismo é, no mínimo, uma atitude prudente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertem esse tipo de formação.Downloads
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