IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS REFERENTES À EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.107Palavras-chave:
Educação à distância, Percepção, Evasão, Metodologia de ensino.Resumo
O estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduação em Administração (bacharelado), Gestão Financeira (tecnólogo) e pós-graduação nível MBA em Finanças e Banking na modalidade de educação à distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey, aplicando um questionário on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituições de ensino superior (IES) privadas do Estado de São Paulo. Identificaram-se pela percepção de 27% dos respondentes, que as situações mais relevantes para a evasão são os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivação e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relação à metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situações são reflexos do cenário sócio-político-econômico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estão em constante evolução na busca de metodologias ativas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.