CAMINHO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: QUESTÃO SOCIAL, QUALIDADE E EXPANSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.219Palavras-chave:
Educação a distância, qualidade, políticas públicas.Resumo
A Educação a Distância (EAD) vem tendo grande destaque e está no centro das discussões sobre a expansão da Educação Superior no Brasil, bem como a atuação do Estado neste processo. Entretanto, nem tudo soa a favor quando se trata de EAD e há algumas correntes divergentes, que podem se dividir em dois grupos. De um lado, estão os defensores da EAD com discurso social de democratização e acesso à educação superior, junto àqueles que defendem o uso dos recursos tecnológicos para expansão da educação. Por outro lado, estão os que não acreditam na qualidade da EAD, com aqueles que consideram a expansão da educação superior, proporcionada pela EAD, uma questão meramente mercadológica que beneficia interesses econômicos. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é levar à reflexão as principais questões relativas ao tema, com enfoque em qualidade e expansão, destacando o papel do Estado, seja como fomentador ou como regulador. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica da literatura pertinente, abordando o aspecto social e as tecnologias, a qualidade e a expansão da EAD. Como contribuição este artigo busca suscitar o debate de ideias sem a pretensão de esgotar o assunto ou propor soluções, mas com o intuito de contribuir com discussões para melhoria do processo da EAD.
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