A IMPLANTAÇÃO DO PMO E O NÍVEL DE COMPETÊNCIAS EM PROJETOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: AS LIÇÕES APRENDIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE OSASCO.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.296

Palabras clave:

Project Management Office; Competências em Projetos; Lições Aprendidas

Resumen

No âmbito da gestão pública, a cada dia fica mais evidente a necessidade da profissionalização e adequações com as melhores práticas de gestão do mercado privado, visando principalmente melhores resultados e responsabilidade com o dinheiro público. Dentro desse contexto as organizações públicas vêm buscando o espelhamento de suas estruturas organizacionais e processos com as praticadas no mercado corporativo, a fim de alcançar resultados positivos em seus projetos. O objetivo deste relato técnico é apresentar as lições aprendidas na implantação do PMO - Project Management Office e o nível de competências em projetos dos funcionários públicos. Devido ao envolvimento do autor durante a ação de implantação e pesquisa, o trabalho foi elaborado como uma pesquisa-ação. Dentro os resultados obtidos, verifica-se a necessidade de melhoria ou até mesmo reavaliação total da implantação, devido aos diversos pontos apresentados nas lições aprendidas (até o momento).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Andersen, B., Henriksen, B., & Aarseth, W. (2007). Benchmarking of project management office establishment: Extracting best practices. Journal of Management in Engineering, 23(2), 97-104. http://dx.doi.org/10.1061/(asce)0742-597x(2007)23:2(97) DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)0742-597X(2007)23:2(97)

Barcaui, André B. PMO: Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

Biancolino, C., Kniess, C., Maccari, E., & Rabechini Jr., R. (2012). Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 3(2), 294-301. doi:10.5585/10.5585. DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.121

Brière, S., Proulx, D., Flores, O. N., & Laporte, M. (2015). Competencies of project managers in international NGOs: Perceptions of practitioners. International Journal of Project Management, 33(1), 116–125. doi.org/10.1016/j.ijproman.2014.04.010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2014.04.010

Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/osasco/panorama

Crawford, J. K. (2002). The strategic project office: A guide to improving organizational performance. Boca Raton: CRC Press.

De Almeida, A., Lopes, E. D. S. S., da Silva Camilo, J. T., & Choi, V. M. P. Manual de Normalização para Trabalhos Científicos

Lei Complementar n. 392, de 02 de dezembro de 2021. Altera a Lei Complementar nº 220, de 15 de dezembro de 2011, que alterou e consolidou a estrutura da Secretaria de Finanças, a Lei Complementar nº 372, de 13 de setembro de 2019, que reestruturou a Secretaria de Finanças, e a Lei Complementar nº 389, de 30 de dezembro de 2020, que estabeleceu a arquitetura organizacional e administrativa da estrutura de pessoal da hierarquia superior da Administração Direta do Executivo Municipal de Osasco e constituiu diretrizes gerais obrigatórias para as demais leis que tratarem do tema. Recuperado de http://leismunicipa.is/ezuhl

Mansur, R. Escritório Avançado de Projetos na Prática: Plano de Negócios: A Máquina de Fazer Dinheiro. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2009.

Melo, A., Dolci, D. B., & Cerqueira, L. S. (2019). Escritórios de Gestão de Projetos no Setor Público à Luz do Paradigma da Nova Administração Pública. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI, 4(1), 05–28. https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n1.40549 DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n1.40549

Moutinho, J. da A., & Rabechini Jr, R. (2020). Gestão de projetos no contexto público: mapeamento do campo de investigação. Revista de Administração Pública, 54(5), 1260–1285. https://doi.org/10.1590/0034-761220190327 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220190327

Kerzner, H. R. (2002). Strategic planning for project management using a project management maturity model. John Wiley & Sons.

PMI – Project Management Institute (2017). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). (6a ed.)

Rabechini Junior, Roque e Carvalho, Marly Monteiro de Perfil das competências em equipes de projetos. RAE eletrônica [online]. 2003, v. 2, n. 1 [Acessado 25 junho 2022], Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1676-56482003000100013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482003000100013

Rabechini Jr., Roque e Pessôa, Marcelo Schneck de Paula Um modelo estruturado de competências e maturidade em gerenciamento de projetos. Production [online]. 2005, v. 15, n. 1 https://doi.org/10.1590/S0103-65132005000100004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132005000100004

Rabechini Jr., R.; Carvalho, M. M.; Rodrigues, I.; Sbragia, R.A organização da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competências e estrutura. Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 2, p. 409-424, 2011. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200014 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2011000200014

Rodrigues, I., Rabechini Júnior, R., & Csillag, J. M. (2006). Os escritórios de projetos como indutores de maturidade em gestão de projetos. Revista De Administração, 41(3), 273-287. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000300005

Thiollent, M. (2005). Metodologia da pesquisa-ação. 14ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Vasconcellos, E.; Hemsley, J. R. Estrutura das organizações. Estruturas tradicionais, estruturas para inovação. Estrutura matricial. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

RAMOS, A. (2023). A IMPLANTAÇÃO DO PMO E O NÍVEL DE COMPETÊNCIAS EM PROJETOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: AS LIÇÕES APRENDIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE OSASCO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 9(3), 03–15. https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.296

Número

Sección

Artigos