DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO TEATRO-EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.377Palavras-chave:
Ensino da administração, competências socioemocionais, soft skills, teatro-educaçãoResumo
Objetivo: descrever as contribuições de uma oficina teatral para o desenvolvimento de competências socioemocionais de alunos de cursos de graduação em Administração. Originalidade/valor: a formação atual do administrador requer o desenvolvimento de competências socioemocionais. Apesar de pouco presentes nos currículos de graduação, as técnicas e exercícios provenientes de abordagens do teatro-educação podem contribuir significativamente para esse desenvolvimento. Desenho/Metodologia: o artigo descreve o desenho didático e avaliação dos resultados da oficina, esta última a partir da triangulação metodológica e de dados (observação participante da professora, registros das discussões ao final de cada encontro e respostas dos alunos ao questionário de avaliação da oficina). Resultados: a oficina possibilitou a vivência de situações e papéis que demandam o exercício de habilidades sociais, de forma lúdica e reflexiva. De modo geral, cumpriu seus objetivos e foi bem avaliada pelos estudantes. As discussões subsequentes às vivências possibilitaram a reflexão crítica sobre atitudes e comportamentos dos outros e de si mesmo. Como sugestões para novas oficinas, verificou-se a necessidade de uma intervenção de maior duração, com mais ênfase nas habilidades de liderança, criatividade e assertividade; a necessidade de aprimorar os instrumentos de avaliação; e avaliar a influência da oficina no desempenho profissional de longo prazo. Contribuição/Implicação: A inserção de atividades de teatro-educação no ensino de graduação em Administração, como as propostas por esta oficina, pode contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
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