DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO TEATRO-EDUCAÇÃO

Autores

  • Leonel Tractenberg UERJ/Professor Associado
  • Clarisse Soares Leite de Andrade Cri.ato Educação / Sócia-fundadora
  • Renata Kurtz Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.377

Palavras-chave:

Ensino da administração, competências socioemocionais, soft skills, teatro-educação

Resumo

Objetivo: descrever as contribuições de uma oficina teatral para o desenvolvimento de competências socioemocionais de alunos de cursos de graduação em Administração. Originalidade/valor: a formação atual do administrador requer o desenvolvimento de competências socioemocionais. Apesar de pouco presentes nos currículos de graduação, as técnicas e exercícios provenientes de abordagens do teatro-educação podem contribuir significativamente para esse desenvolvimento. Desenho/Metodologia: o artigo descreve o desenho didático e avaliação dos resultados da oficina, esta última a partir da triangulação metodológica e de dados (observação participante da professora, registros das discussões ao final de cada encontro e respostas dos alunos ao questionário de avaliação da oficina). Resultados: a oficina possibilitou a vivência de situações e papéis que demandam o exercício de habilidades sociais, de forma lúdica e reflexiva. De modo geral, cumpriu seus objetivos e foi bem avaliada pelos estudantes. As discussões subsequentes às vivências possibilitaram a reflexão crítica sobre atitudes e comportamentos dos outros e de si mesmo. Como sugestões para novas oficinas, verificou-se a necessidade de uma intervenção de maior duração, com mais ênfase nas habilidades de liderança, criatividade e assertividade; a necessidade de aprimorar os instrumentos de avaliação; e avaliar a influência da oficina no desempenho profissional de longo prazo. Contribuição/Implicação: A inserção de atividades de teatro-educação no ensino de graduação em Administração, como as propostas por esta oficina, pode contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

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Biografia do Autor

Clarisse Soares Leite de Andrade, Cri.ato Educação / Sócia-fundadora

Mestre em Gestão Empresarial com foco em Comportamento Organizacional pela FGV. Bacharel em Administração pela EBAPE - Fundação Getúlio Vargas (2011) e profissionalização em Teatro pela CAL (2007). Atualmente é professora da "Oficina de Teatro: Desenvolvendo Soft Skills" da EBAPE - Fundação Getúlio Vargas e consultora na área de comportamento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Foi Analista de Recrutamento e Seleção da empresa Michael Page (2013-2014).

Renata Kurtz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora Adjunta

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Inovação, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional); Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2005); MBA IAG Master em Gestão e RH pela PUC-Rio (2002); Psicóloga graduada pela UFRJ. Professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ; Professora do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso ?Teoria e Prática da Docência On-line?, em que capacita professores de Instituições de Ensino e profissionais da área de Educação Corporativa de empresas públicas e privadas. É docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI DAI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Instrutora de Mindfulness (MTI) e Treinadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Tractenberg, L., Andrade, C. S. L. de, & Kurtz, R. G. M. (2024). DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO TEATRO-EDUCAÇÃO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(3), 17–36. https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.377

Edição

Seção

Artigos