ESTADO DA ARTE EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.166

Palabras clave:

ProKnow-C, Avaliação de desempenho, Desenvolvimento de novos produtos.

Resumen

O artigo tem como objetivo selecionar um Portfólio Bibliográfico (PB) envolvendo os temas Desenvolvimento de Novos Produtos e Avaliação de desempenho. O referido portfólio trata-se de um conjunto de artigos relevantes sobre os temas selecionados publicados entre os anos de 2008 e 2018.  Para selecionar o PB foram utilizadas as etapas do ProKnow-C. A partir desse processo, formou-se um Portfólio com 18 artigos relevantes e alinhados com base nos temas explicitados. Além da identificação do PB, o presente trabalho realizou a análise bibliométrica dos artigos selecionados, analisando assim os artigos mais relevantes, os periódicos, e os autores nas respectivas áreas. A partir do PB e das análises bibliométricas dos artigos que fazem parte do portfólio pesquisadores podem desenvolver seus estudos com base nos artigos selecionados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luísa Pamplona Deggau, Universidade Federal de Santa Catarina

Luísa Pamplona Deggau é formada em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), possui especialização (MBA) em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Energia de Administração e Negócios, e especialização em Administração Estratégica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é mestranda em administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui interesse em pesquisas relacionadas a administração, desenvolvimento de novos produtos e avaliação de desempenho. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão em ambientes dinâmicos e empreendedorismo, da Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce cargo de administradora na Universidade Federal de Santa Catarina.

Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2

Rogerio Lacerda é professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lacerda é doutor em Engenharia da Produção (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui o título de mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (1997) e pós graduação em Engenharia da Informação pela FASP (1999). Seu interesse de pesquisa atual é empreendedorismo, apoio à decisão em startups e empresas de base tecnológica. Também é interessado em pesquisas sobre apoio à decisão, gestão estratégica, gerenciamento de projetos, portfólio, processos de negócios (BPM) e gestão de operações. Lacerda é especializado em Avaliação de Desempenho, Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos (BPM) e Arquitetura de Sistemas de Informação. Tem experiência em desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de produtos e serviços com base tecnológica, institucionalização de Escritórios de Projetos (PMO). Tem também experiência em melhoria de processos organizacionais e do uso de Tecnologia e Inovação como vantagem competitiva para organizações de diversos portes. Gerenciou programas de melhorias de processos e tem experiência com modelos de maturidade, como CMMI, OPM3, ITIL, ISO e BPMM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e é profissional certificado PMP pelo PMI. Participou do projeto OPM3 - Project Management Institute.

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

Deggau, L. P., & Lacerda, R. T. de O. (2020). ESTADO DA ARTE EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 5(2), 17–44. https://doi.org/10.51923/repae.v5i2.166

Número

Sección

Artigos