EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.176

Palabras clave:

Empreendedorismo. Plano de negócio. Modelo de negócio. Taxinomia de Bloom.

Resumen

Foram lançadas, em 2019, as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia no Brasil. Nelas o empreendedorismo é colocado como a pedra angular na formação do engenheiro. Neste sentido, este trabalho apresenta e defende uma estratégia metodológica objetivando demonstrar a importância da utilização de técnicas didáticas experienciais na educação empreendedora em Engenharia. Essa estratégia consiste em trabalhar, paralelamente com a teoria, o desenvolvimento de um modelo de negócio, culminando com a elaboração de um Plano de Negócio. Contribui, sobretudo, ao apresentar a Taxinomia de Bloom no contexto da educação empreendedora e das metodologias ativas, partindo do princípio de que a educação deve estar a serviço da construção do sujeito, capaz de pensar por si mesmo e tomar as rédeas de sua vida como indivíduo livre e autônomo, empreendedor de sua história. Optou-se pela descrição de uma aplicação prática, mostrando o posicionamento e as reflexões dos autores a respeito do tema considerado. Conclui que, dada a atualidade e a importância do tema Educação Empreendedora em Engenharia, incorporar, na formação do engenheiro, a prática do empreendedorismo é, no mínimo, uma atitude prudente por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertem esse tipo de formação.

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Biografía del autor/a

Antonio Genilton Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Administração pela EAESP-FGV, pós-graduado em Docência Superior e em Gestão Empresarial, Mestre em Economia Empresarial pela UCAM-RJ e Doutor em Administração pela PUC-MG. Professora no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Filosofia pela PUC Minas e em Psicologia pela UFMG, mestre em Administração pela UFMG e Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com título revalidado no Brasil como Doutor em Administração pela UFRGS. Atua como docente pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, onde é professor desde 1989.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Sant’Anna, A. G., & Patrus, R. (2021). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 6(1), 39–51. https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.176

Número

Sección

Artigos