IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS REFERENTES À EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA

Autores

  • Alexsandro Moura da Silva Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Orlando Roque da Silva Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.107

Palavras-chave:

Educação à distância, Percepção, Evasão, Metodologia de ensino.

Resumo

O estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduação em Administração (bacharelado), Gestão Financeira (tecnólogo) e pós-graduação nível MBA em Finanças e Banking na modalidade de educação à distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey, aplicando um questionário on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituições de ensino superior (IES) privadas do Estado de São Paulo. Identificaram-se pela percepção de 27% dos respondentes, que as situações mais relevantes para a evasão são os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivação e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relação à metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situações são reflexos do cenário sócio-político-econômico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem através do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estão em constante evolução na busca de metodologias ativas educacionais.

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Biografia do Autor

Alexsandro Moura da Silva, Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestre em Administração, área de concentração: Organizações Inovadoras pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Especialista em Mercado Financeiro e de Capitais, Graduado em Administração Financeira e Análise em Desenvolvimento de Sistemas. Autor do artigo. 

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutorado em Comunicação e Semiótica – Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas – Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física e em Processos Gerenciais.

Orlando Roque da Silva, Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Pós-Doutorado em modelagem de sistemas complexos na PUCSP, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia de Universidade Católica de São Paulo e bacharel em Administração pelo Centro Universitário SantAnna. Atualmente é coordenador de engenharia de produção na Faccamp e docente no Programa de Pós-graduação Strictu sensu (Mestrado) em Administração do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU 

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

da Silva, A. M., Rosini, A. M., & da Silva, O. R. (2018). IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS REFERENTES À EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 3(2), 366–384. https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.107

Edição

Seção

Artigos