DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

Autores

  • Patricia Zaniz Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Valkyrie Vieira Fabre Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) http://orcid.org/0000-0002-4664-1415
  • Lara Fabiana Dallabona Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.103

Palavras-chave:

Gestão pública, Saneamento básico, Serviços públicos, Tratamento e distribuição de água.

Resumo

Temas ligados à qualidade de vida, água potável, serviços públicos prestados de maneira adequada e qualidade do saneamento básico, estão cada vez mais difundidos no meio acadêmico. Os serviços de saneamento passam por uma transformação, que é a municipalização da gestão. A partir disso, surgem diversas dúvidas, ainda não totalmente esclarecidas pela academia. Nesse sentido, esta pesquisa visa identificar como ocorreu o processo de municipalização dos serviços de saneamento básico. O enfoque foi nos procedimentos administrativos e contábeis. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa. Foram utilizadas as técnicas de entrevista, levantamento de dados e confirmação de informações. Os resultados remetem à conclusão de que a municipalização foi uma escolha política do gestor público, visando a melhoria dos serviços e o maior controle dos procedimentos em nível local. A transição de gestão não foi organizada e planejada a ponto de se manter o histórico e a documentação utilizada. A municipalização do serviço de tratamento e distribuição de água é viável, os resultados positivos são revertidos em investimentos para o próprio município e em benefício da comunidade atendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Zaniz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Contabilidade (UDESC), contadora.

Valkyrie Vieira Fabre, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Contabilidade, mestre em Contabilidade. Atualmente é professora efetiva no Departamento de Ciências Contábeis (UDESC).

Lara Fabiana Dallabona, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Administração e Contabilidade. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Ciências Contábeis (UDESC).

Downloads

Publicado

2018-01-11

Como Citar

Zaniz, P., Fabre, V. V., & Dallabona, L. F. (2018). DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 3(2), 295–316. https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.103

Edição

Seção

Artigos