PROBLEMAS PERCEBIDOS PELOS PROFESSORES NA DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.142Palavras-chave:
Docência, Administração, Dificuldades, Formação PedagógicaResumo
O objetivo da presente pesquisa é identificar a relevância sobre como os problemas da docência são percebidos pelos professores de Administração. A literatura apresenta muitos trabalhos que debatem as dificuldades dos docentes no exercício da profissão e, para a condução da presente pesquisa, destaca-se a colaboração advinda dos estudos de Veenman (1984), Huberman (2000) e Araújo et al. (2015). Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela Pesquisa Empírica com metodologia survey, pela qual formulou-se um questionário eletrônico que foi enviado para 378 docentes do curso de Administração de diversas universidades do Brasil, obtendo-se 68 respostas. Pôde-se evidenciar que o tempo e a experiência acumulados da docência em Administração minimizam os problemas percebidos na prática docente ao longo dos anos. Foram apontadas como as principais dificuldades: (i) a falta de motivação discente; ii) a quantidade de trabalho administrativo; e iii) a falta de tempo. A percepção sobre esses problemas varia conforme o perfil dos docentes, ou seja, conforme a fase do ciclo profissional em que se encontra, a sua vinculação com a instituição, a sua titulação, ser ou não de dedicação exclusiva e a sua formação pedagógica. Conforme os resultados encontrados, compreende-se que uma formação pedagógica complementar é importante para diminuir os problemas percebidos pela prática docente. Por fim, ressalta-se que uma das limitações da pesquisa se deve à característica da amostra, pois 16,2% dos respondentes eram de Instituições de Ensino Superior privadas, o que limita a generalização dos resultados encontrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.