INSERÇÃO DE MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO DE 2009-2019
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.201Palavras-chave:
Administração, Gênero, Mercado de Trabalho, Mulheres.Resumo
Gênero é um componente característico das relações sociais e que se imiscui com as relações de poder, sobretudo, no mundo do trabalho. A presença feminina no mercado de trabalho intensificou-se nas últimas décadas, no entanto, as atividades exercidas ainda reproduzem estereótipos de gênero construídos socialmente. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo analisar a produção científica, do período de 2009 a 2019, da base Scielo e dos anais de eventos promovidos pela ANPAD (Associação Nacional do Cursos de Pós-graduação em Administração), relacionada a inserção de mulheres no mercado de trabalho, principalmente em espaços predominantemente masculinos. O presente trabalho verificou que na Área de Administração há uma predominância de estudos qualitativos, com autoria majoritariamente feminina. A maior parte dos artigos que debate relações de gênero é de autoria de mulheres doutoras. Ademais, a análise dos artigos revelou que as mulheres ainda dão preferência a carreira pública, principalmente pela estabilidade financeira.
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