A SALA DE AULA INVERTIDA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v7i1.241Palabras clave:
Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Bricolagem. Aprendizagem na tecnologia.Resumen
Atuei como Coordenador dos Cursos de T.I. em uma Universidade Privada que estava implantando o modelo da Aula Invertida com base no sistema AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como estava familiarizado com o novo método, fui convidado para ministrar um treinamento interno aos docentes que estavam sentindo dificuldades em se apropriar dos princípios e técnicas do referido modelo. A participação nesse treinamento me oportunizou conhecer melhor meus colegas de trabalho e me aproximar de suas experiências profissionais e refletir sobre suas dificuldades diante do modelo da sala de aula invertida. O presente trabalho surge nesse contexto e tem como objetivo: desenvolver um blog que possibilite debates e reflexões sobre a metodologia da aula invertida com base nos autores, Pierre Lévy, Bergmann e Sams. Para o desenvolvimento do blog, foi necessário retomar a discussão sobre o Modelo da Aula Invertida, realizar grupos focais com professores que utilizam esse modelo e analisar as narrativas produzidas, com base nos autores, Delory Momberger, Jovchelovich, Josso, Fulanetto, Passeggi, Schutze e Morgan. As narrativas dos professores apontam para algumas questões que merecem ser aprofundadas: as dificuldades em utilizar o Sistema AVA, principalmente no que se refere às aulas práticas, não envolvimento dos alunos que precisam também serem formados nessa nova metodologia, a falta de estrutura de trabalho para os professores que não dispõe de tempo para preparar suas aulas e a necessidade do professor rever sua maneira de trabalhar, o que demanda estudo e pesquisa. O blog procura, além de fornecer informações técnicas, criar espaço para que essas e outras questões que por ventura surgirem, sejam debatidas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Alessio Adrian Chiuratto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.