A SALA DE AULA INVERTIDA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v7i1.241Keywords:
Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Bricolagem. Aprendizagem na tecnologia.Abstract
Atuei como Coordenador dos Cursos de T.I. em uma Universidade Privada que estava implantando o modelo da Aula Invertida com base no sistema AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como estava familiarizado com o novo método, fui convidado para ministrar um treinamento interno aos docentes que estavam sentindo dificuldades em se apropriar dos princípios e técnicas do referido modelo. A participação nesse treinamento me oportunizou conhecer melhor meus colegas de trabalho e me aproximar de suas experiências profissionais e refletir sobre suas dificuldades diante do modelo da sala de aula invertida. O presente trabalho surge nesse contexto e tem como objetivo: desenvolver um blog que possibilite debates e reflexões sobre a metodologia da aula invertida com base nos autores, Pierre Lévy, Bergmann e Sams. Para o desenvolvimento do blog, foi necessário retomar a discussão sobre o Modelo da Aula Invertida, realizar grupos focais com professores que utilizam esse modelo e analisar as narrativas produzidas, com base nos autores, Delory Momberger, Jovchelovich, Josso, Fulanetto, Passeggi, Schutze e Morgan. As narrativas dos professores apontam para algumas questões que merecem ser aprofundadas: as dificuldades em utilizar o Sistema AVA, principalmente no que se refere às aulas práticas, não envolvimento dos alunos que precisam também serem formados nessa nova metodologia, a falta de estrutura de trabalho para os professores que não dispõe de tempo para preparar suas aulas e a necessidade do professor rever sua maneira de trabalhar, o que demanda estudo e pesquisa. O blog procura, além de fornecer informações técnicas, criar espaço para que essas e outras questões que por ventura surgirem, sejam debatidas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Alessio Adrian Chiuratto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.