PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO E SUA ELABORAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.104Keywords:
Planejamento Estratégico, Setor Público, Instituições Federais de Educação.Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos dos planos estratégicos elaborados por instituições públicas. O estudo teve abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, e coleta dos dados através dos websites de 5 instituições federais de educação analisadas do Sul do Brasil. Após a coleta e análise dos planos estratégicos, eles foram confrontados com a literatura encontrada na revisão bibliográfica verificando se foram elaborados de acordo com tal literatura. Os resultados apontaram que nenhum dos cinco institutos analisados cumpriu integralmente as quatro fases do processo de elaboração do Planejamento Estratégico citadas por Oliveira (2010). A fase mais observada pelos institutos na elaboração do plano estratégico foi a Fase I – Diagnóstico Estratégico e a menos observada foi a Fase IV - Controle e Avaliação. Concluiu-se que o processo de elaboração do planejamento estratégico nos institutos federais, de forma geral, ainda está em fase de amadurecimento e nem todas as “melhores práticas” estão sendo executadas por essas instituições.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.