TEORIA DA LIDERANÇA COMPLEXA EM UMA EQUIPE DE INOVAÇÃO

COMPLEXITY LEADERSHIP THEORY IN AN INNOVATION TEAM

Autores

  • Fabiana Gramkow Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i1.363

Palavras-chave:

Inovação, Equipe de Inovação, Teoria da Liderança Complexa (TLC)

Resumo

Em ambientes complexos de inovação, o processo de liderança precisa ser mais interativo e emergente, com múltiplos modos de influência em rede para fazer emergir ideias criativas e inovadoras. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre o processo de liderança em uma equipe de inovação da Nokia Networks/Brasil, a partir da lente da Teoria da Liderança Complexa (TLC). Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativista de pesquisa, tendo como base entrevistas em profundidade. O roteiro de entrevista foi definido com base nas funções da TLC: administrativa, adaptativa e promotora. Os principais resultados relacionados à função administrativa revelam que: 1) a liderança emerge conforme o contexto e se desenvolve de forma distribuída; e 2) o alinhamento estratégico da equipe e o aporte de recursos, capitaneados pelos coordenadores junto à Nokia e PUCPR, por meio da parceria universidade-empresa (Nokia-PUCPR), atuam como facilitadores para geração de ideias e inovação. Quanto à função adaptativa, a análise dos dados mostrou que: 1) o trabalho colaborativo entre os membros da equipe de projeto propicia um ambiente de aprendizagem compartilhada, que gera inovação e, ao mesmo tempo, flexibilidade da equipe para eventuais ajustes e alterações no projeto; e 2) ocorrem interações constantes da equipe com outros SACs (Sistemas Adaptativos Complexos), internos e externos, seja para a geração de ideias, resolução de problemas ou geração de novas soluções. Em relação à função promotora chegou-se a três importantes resultados: 1) os membros da equipe são empoderados para agir com autonomia no desenvolvimento do projeto, o que implica em agilidade na tomada de decisão e eficiência nas inovações; 2) a cultura do feedback contribui para a criação de um ambiente transparente e de confiança; e 3) o incentivo ao aprendizado motiva os membros da equipe a investir tempo e esforço na busca de novas soluções e no alcance dos objetivos do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anderson, P. (1999). Perspective: Complexity theory and organization science. Organization Science, 10(3), 216-232.

Arrow, H., Mcgrath, J. E., & Berdahl, J. L. (2000). Small groups as complex systems: Formation, coordination, development, and adaptation. Sage Publications.

Berni, A., J. C., Gomes, M., C., Perlin, A. P., Kneipp, M., J., & Frizzo, K. (2015). Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 8(2).

Boal, K. B., & Schultz, P. L. (2007). Storytelling, time, and evolution: The role of strategic leadership in complex adaptive systems. The Leadership Quarterly, 18(4), 411-428.

Clark, K. B., & Fujimoto. T. (1990). The power of product integrity. Harvard Business Review, 68(8), 107-118.

Cochran, K. A. B. (2013). Exploring the strategies of enhanced organizational learning in small- and medium-sized enterprises. (Doctoral dissertation). Northcentral University Scottsdale, USA.

Crews, Rodriguez, & Jaspars. (2009). Organic Structure Analysis. Oxford University Press, 2nd Edition.

Damanpour F., Szabat, K.A., & Evan, W.M. (1989). The relationship between types of innovation and organizational performance. Journal Management Studies, 26(6), 587–601.

Delia, E. (2011). Complexity leadership in industrial innovation teams: a field study of leading, learning and innovation in heterogeneous teams. (Doctoral dissertation). University of New Jersey, New Jersey, USA.

Dettmer, H. W. (2011). Systems Thinking and the Cynefin Framework: a strategic approach to managing complex systems. Goal Systems International, West Worthington, USA.

Etzkowitz, H. (1993). Enterprises from science: the origins of science-based regional academic development. Minerva, 31(3), 326-360.

Gramkow, F. B. (2017). Teoria da liderança complexa em uma equipe de desenvolvimento de software (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Gumusluoglu, L., & Ilsev, A. (2009). Transformational leadership, creativity, and organizational innovation. Journal of Business Research, 62(4), 461-473.

Hazy, J. K., Goldstein, J., & Lichtenstein, B. B. (Ed.). (2007). Complex Systems Leadership Theory: New perspectives from complexity science on social and organizational effectiveness. ISCE Pub.

Hyypiä, M., Oikarinen, T., & Parjanen, S. (2016). Leadership supporting practice-based innovation processes in organisational constellations, Int. J. Business Innovation and Research, 10(2/3), 380–401.

Lichtenstein, B., & Plowman, D. (2009). The leadership of emergence: a complex systems leadership theory of emergence at succesive organizational levels. Leadership Quarterly, 20(4), 617–630. Doi: 10.1016/j.leaqua.2009.04.006.

Lichtenstein, B., Uhl-Bien, R., Marion. R., Seers, A., Orton, J.D., & Schreiber, C. (2006). Complexity leadership theory: an interactive perspective on leading in complex adaptive systems, Emergence, Complexity and Organization, 8(4), 2-12.

Lord, R. G. (2008). Beyond transactional and transformational leadership: Can leaders still lead when they don’t know what to do. Complexity leadership, part, 1, 155-184.

Marion, R. (1999). The edge of organization: Chaos and complexity theories of formal social systems. Sage.

Marion, R. (2006). Complexity in organizations: a paradigm shift. Studies in Fuzziness and Soft Computing book series, In SEGUPTA, A. (Ed.) Chaos, nonlinearity, complexity, pp. 247-269. Springer, Berlin, Heidelberg.

arion, R., & Uhl-Bien, M. (2001). Leadership in complex organizations. Leadership Quarterly, 12(4), 389-418. Doi 10.1016/S1048-9843(01)00092-3.

Marion, R., & Uhl-Bien, M. (2003). Complexity theory and Al-Qaeda: examining complex leadership. Emergence Publications, 5(1), 54–76.

Marion, R, & Uhl-Bien, M. (2007). Introduction to Leadership Quarterly Special issue on leadership and complexity. Leadership Quarterly, 18(4), 293-296. Doi 10.1016/j.leaqua.2007.04.001.

Mckelvey, B. (2001). Emergent order in firms: Complexity Science vs. the entanglement trap. In: Mitleton Kellt, E. (ed.), Complex systems and evolutionary perspectives on organizations. Elsevier Science, 99-125.

Mendes M., Gomes C., Marques-Quinteiro P., Lind P., & Curral L. (2016). Promoting learning and innovation in organizations through complexity leadership theory, Team Performance Management, 22(5/6), 301-309. https://doi.org/10.1108/TPM-02-2016-0004

Merriam. S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education. San Francisco (CA): Jossey-Bass.

Morgan, G. (1980). Paradigms, Metaphors, and Puzzle Solving in Organization Theory. Administrative Science Quarterly, 25, 605-622.

Noveli, M., & Segatto, A. P. (2012). Processo de cooperação universidade-empresa para a inovação tecnológica em um parque tecnológico: evidências empíricas e proposição de um modelo conceitual. Revista de Administração e Inovação, 9(1), 81-105.

O’connor, P.M.G., & Quinn, L. (2004). Organizational capacity for leadership. In C. D. McCauley, & E. Van Velsor (Eds.), The Center for Creative Leadership Handbook of Leadership Development (2nd ed.). San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Ott, A. M. N. (2010). Through the looking glass of complexity leadership theory: A biomedical case study in radical innovation leadership. (Tese de doutorado). The George Washington University.

Presley, S. P. (2014). How leaders engage in complexity leadership: Do action-logics make a difference? (Doctoral dissertation). Fielding Graduate University, Santa Barbara, CA.

Quinn, J. B. (1985). Managing innovation: Controlled chaos. Harvard Business Review, 83(3): 73-84.

Sweetman, D. (2010). Exploring the adaptive function in complexity leadership theory: an examination of shared leadership and collective creativity in innovation networks. (Doctoral dissertation). University of Nebraska,Lincoln, USA.

Smith, W. K., & Tushman, M. L. (2005). Managing strategic contradictions: A top management model for managing innovation streams. Organization Science, 16(5), 522-536.

Takeuchi, H., & Nonaka, I. 1986. The new product development game. Harvard Business Review, 64(1), 137-146.

Taylor, S. J., & Bogdan, R. (1997). Introduction to qualitative research methods: a guidebook and resource. NY: John Wiley.

Turner, J. R., & Baker, R. (2017). Team Emergence Leadership Development and Evaluation: A Theoretical Model Using Complexity Theory. Journal of Information & Knowledge Management, 16(2). DOI: 10.1142/S0219649217500125.

Uhl-Bien, M. (2011). Leadership, gender and organization. Springer, 65-74.

Uhl-Bien, M., & Marion, R. (2008). Complexity Leadership – Part I: Conceptual Foundations. Information Age Publishing.

Uhl-Bien, M, & Marion, R. (2009). Complexity leadership in bureaucratic forms of organizing: A meso model. The Leadership Quarterly, 20(4), 631-650, 2009. DOI: 10.1016/j.leaqua.2009.04.007.

Uhl-Bien, M., Marion, R., & Mckelvey, B. (2007). Complexity leadership theory: Shifting leadership from the industrial age to the knowledge era. The Leadership Quarterly, 18(4), 298-318. Doi 10.1016/j.leaqua.2007.04.002.

Uhl-Bien, M., Marion, R., & Mckelvey, B. (2008). Complexity leadership theory. Complexity Leadership: part, 1, 185-224.

Van Maanen, J. (2011). Tales of the field: On writing ethnography. Chicago: The University of Chicago Press, 2ª ed.

Weberg, D. (2012). Complexity Leadership: A Healthcare Imperative. In: Nursing Forum, 47(4). DOI: 10.1111/j.1744-6198.2012.00276.x.

Zaccaro, S. J., Rittman, A. L., & Marks, M. A. (2001). Team leadership. The leadership quarterly, 12(4), 451-483.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Gramkow, F. (2024). TEORIA DA LIDERANÇA COMPLEXA EM UMA EQUIPE DE INOVAÇÃO: COMPLEXITY LEADERSHIP THEORY IN AN INNOVATION TEAM. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(1), 77–96. https://doi.org/10.51923/repae.v10i1.363

Edição

Seção

Artigos