SEGURANÇA NO TRABALHO DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL: UMA ANÁLISE DO UNSTABLE APPROACH NO CONTEXTO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v9i2.340Palavras-chave:
Setor de transporte aéreo; Companhias aéreas; VolatilidadeResumo
Este artigo tem como foco investigar os potenciais fatores humanos contribuintes para o aumento dos erros de Unstable Approach (aproximação desestabilizada) observados durante a pandemia do covid-19, na ótica da gestão de pessoas de uma grande empresa área brasileira. A operação dos pilotos de linha aérea tem efeito direto na segurança e na eficiência dos voos, particularmente no estágio de aproximação e pouso, em que os pilotos precisam lidar com altas cargas de trabalho e procedimentos complexos. Uma aproximação estabilizada é uma característica fundamental para um pouso seguro e conforme o Banco de Intercâmbio de Dados de Acidentes Aéreos da IATA (AIDX), Unstable Approach (UA) foi fator contribuinte para 26% dos acidentes de aproximação e pouso registrados entre 2016-2020 (IATA, 2020). A redução da UA é um objetivo recorrente da indústria da aviação, e os operadores aéreos têm critérios rigorosos que devem ser atendidos durante a fase de aproximação e pouso. Esses critérios são baseados em uma série de parâmetros pré-determinados, normalmente definidos pela velocidade, configuração da aeronave, razão vertical de descida, limites máximos de desvios laterais e verticais da trajetória de planeio ideal da aeronave em relação a pista de pouso. A aviação é um setor extremamente rico em dados, porém nem sempre é fácil identificar sinais significativos que possam promover mudanças positivas. Este estudo fornece uma sinalização ressonante do aumento dos erros de Unstable Approaches durante a pandemia do COVID-19, com base em dados que medem o desempenho dos pilotos de linha aérea durante a fase aproximação e pouso. Estes dados apontam um certo descontrole frente a um ambiente de stress generalizado como a chegada da pandemia do COVID-19, houve um aumento no índice de erros operacionais de aproximações e pouso, diante de uma desaceleração da atividade de transporte aéreo.
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Referências
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