A SALA DE AULA INVERTIDA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Alessio Adrian Chiuratto Universidade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v7i1.241

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Sala de Aula Invertida. Bricolagem. Aprendizagem na tecnologia.

Resumo

Atuei como Coordenador dos Cursos de T.I. em uma Universidade Privada que estava implantando o modelo da Aula Invertida com base no sistema AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como estava familiarizado com o novo método, fui convidado para ministrar um treinamento interno aos docentes que estavam sentindo dificuldades em se apropriar dos princípios e técnicas do referido modelo. A participação nesse treinamento me oportunizou conhecer melhor meus colegas de trabalho e me aproximar de suas experiências profissionais e refletir sobre suas dificuldades diante do modelo da sala de aula invertida. O presente trabalho surge nesse contexto e tem como objetivo: desenvolver um blog que possibilite debates e reflexões sobre a metodologia da aula invertida com base nos autores, Pierre Lévy, Bergmann e Sams. Para o desenvolvimento do blog, foi necessário retomar a discussão sobre o Modelo da Aula Invertida, realizar grupos focais com professores que utilizam esse modelo e analisar as narrativas produzidas, com base nos autores, Delory Momberger, Jovchelovich, Josso, Fulanetto, Passeggi, Schutze e Morgan. As narrativas dos professores  apontam para algumas questões que merecem ser aprofundadas: as dificuldades em utilizar o Sistema AVA, principalmente no que se refere às aulas práticas, não envolvimento dos alunos que precisam também serem formados nessa nova metodologia, a falta de estrutura de trabalho para os professores que não dispõe de tempo para preparar suas aulas e a necessidade do professor rever sua maneira de trabalhar, o que demanda estudo e pesquisa. O blog procura, além de fornecer informações técnicas, criar espaço para que essas e outras questões que por ventura surgirem, sejam debatidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Chiuratto, A. A. (2021). A SALA DE AULA INVERTIDA: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 7(1), 59–92. https://doi.org/10.51923/repae.v7i1.241