PROBLEMAS PERCEBIDOS PELOS PROFESSORES NA DOCÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.142

Palavras-chave:

Docência, Administração, Dificuldades, Formação Pedagógica

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é identificar a relevância sobre como os problemas da docência são percebidos pelos professores de Administração. A literatura apresenta muitos trabalhos que debatem as dificuldades dos docentes no exercício da profissão e, para a condução da presente pesquisa, destaca-se a colaboração advinda dos estudos de Veenman (1984), Huberman (2000) e Araújo et al. (2015). Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela Pesquisa Empírica com metodologia survey, pela qual formulou-se um questionário eletrônico que foi enviado para 378 docentes do curso de Administração de diversas universidades do Brasil, obtendo-se 68 respostas. Pôde-se evidenciar que o tempo e a experiência acumulados da docência em Administração minimizam os problemas percebidos na prática docente ao longo dos anos. Foram apontadas como as principais dificuldades: (i) a falta de motivação discente; ii) a quantidade de trabalho administrativo; e iii) a falta de tempo. A percepção sobre esses problemas varia conforme o perfil dos docentes, ou seja, conforme a fase do ciclo profissional em que se encontra, a sua vinculação com a instituição, a sua titulação, ser ou não de dedicação exclusiva e a sua formação pedagógica. Conforme os resultados encontrados, compreende-se que uma formação pedagógica complementar é importante para diminuir os problemas percebidos pela prática docente. Por fim, ressalta-se que uma das limitações da pesquisa se deve à característica da amostra, pois 16,2% dos respondentes eram de Instituições de Ensino Superior privadas, o que limita a generalização dos resultados encontrados.

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos