Análise de investimentos e insolvência para tomada de decisão de investimento de pequenos investidores, sob a ótica de um sócio investidor

Autores

  • Alécio Andrade Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Andressa Varnier Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Carolina Isabel Bieger Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Vinicius Abilio Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.102

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Investimentos, Insolvência, Termômetro de Kanitz, Análise Dinâmica.

Resumo

Um grande desafio da empresa e dos seus administradores, consiste em compatibilizar os objetivos adversos grupos de interesse, por meio de frequentes alternativas de oportunidades financeiras, internas ou externamente ao país, menos arriscadas e com maior liquidez. Normalmente o investidor se depara com diversas oportunidades de aplicação de capitais e deve decidir qual ou quais serão aproveitadas. Esta expectativa de benefícios econômicos futuros determina-se pela capacidade que a empresa demonstra em remunerar seus investidores, assim como expectativa de retorno seja suficiente para cobrir os ganhos livres de riscos existentes no mercado e compense a magnitude do risco inerente a tal investimento. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo Verificar a viabilidade utilização dos indicadores contábeis, por meio do Termômetro de Kanitz e análise dinâmica de Fleuriet, para tomada de decisão de investimento de pequenos investidores, sob a ótica de um sócio investidor. Para efetivar esta análise, a pesquisa foi realizada como estudo de caso de caráter descritivo e com viés quantitativo. Para atingir o objetivo, propôs-se e o uso do modelo de Análise Dinâmica das Demonstrações, idealizado por Michel Fleuriet, buscando uma análise aliado ao uso do termômetro de Kanitz, tendo como finalidade compor um instrumento para extrair informações das demonstrações contábeis, que mostram não apenas a posição econômico-financeira passada e/ou atual da empresa, mas, também, os fatores que ajudarão na sua evolução. Sob a perspectiva do investidor, foram analisados os indicadores de investimento o tempo de retorno do capital investido, determinado pelo seu Payback; Valor Presente Líquido (VPL), apresentando o valor liquido atual dos fluxos futuros de recursos e a Taxa Interna de Retorno, onde se determinou a viabilidade do empreendimento em relação a expectativa de retorno do capital investido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Andrade Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Andressa Varnier Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Carolina Isabel Bieger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Souza, A. A., Pereira, A. V., Bieger, C. I., & Martins, V. A. (2018). Análise de investimentos e insolvência para tomada de decisão de investimento de pequenos investidores, sob a ótica de um sócio investidor. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 4(1), 3–27. https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.102

Edição

Seção

Artigos