ANÁLISE DE VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Autores

  • Mauricio Fernando Pozzebon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Vinicius Abilio Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jair Jeremias Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.99

Palavras-chave:

Escritório de Contabilidade, Custeio ABC, Contabilidade Gerencial, Sistema de Custos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a viabilidade da aplicação do método de custeio ABC, para a tomada de decisão, em uma empresa prestadora de serviços contábeis Os sistemas de custeio baseados na atividade disponibilizam informações de custo indispensáveis sobre atividades e processos de negócios e sobre produtos, serviços e clientes servidos por esses processos. Os sistemas ABC dão destaque às atividades organizacionais como elementos-chave para a análise do comportamento do custo, ligando as despesas organizacionais destinadas a recursos às atividades e processos de negócios executadas por esses recursos. A implantação do método de Custeio Baseado em atividades permite o progresso do gerenciamento dos custos, passando a ser possível mensurar os custos dos serviços oferecidos.  Neste estudo, inicialmente, faz-se a caracterização da empresa em que foi efetuada a pesquisa. Em seguida, apresentam-se os detalhes da implementação do ABC, comentando os procedimentos realizados para tal finalidade. Por último, são mencionadas as informações gerenciais mais relevantes que puderam ser obtidas pelo uso dessa forma de custeio. Foi possível verificar, que boa parte dos clientes da empresa apresenta resultado positivo. No entanto, uma parte destes apresenta resultado negativo.  É válido notar, à exemplo, a variação existente entre a lucratividade, entre 85,14% negativos, até 80,78% positivos. Verificou-se que a empresa apresenta resultado positivo, com lucratividade de 19,97%. Caso fossem elevados os honorários dos clientes em que a empresa em questão apresenta prejuízo, estima-se que a lucratividade seria de 27,67%, evidenciado que, por meio da aplicação do custeio ABC, é possível para a empresa objeto do estudo verificar quais de seus clientes é necessário a revisão dos valores cobrados, para que, ao menos, nestes casos, se deixe de operar em prejuízo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Fernando Pozzebon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Jair Jeremias Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Downloads

Publicado

2018-01-11

Como Citar

Pozzebon, M. F., Martins, V. A., & Jeremias Junior, J. (2018). ANÁLISE DE VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 3(2), 229–251. https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.99

Edição

Seção

Artigos