ESTILO DE LIDERANÇA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.264Palabras clave:
Estilo de Liderança;, Profissionais de SI, SurveyResumen
Este artigo trata do tema da liderança no gerenciamento de projetos, percebida pelos profissionais de Sistemas de Informação (SI), a qual é pouco explorado na literatura. Dentro desse contexto esta pesquisa tem como objetivo analisar os estilos de liderança no gerenciamento de projetos percebido pelos diversos perfis de profissionais de SI. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada na literatura sobre liderança e sobre o perfil dos profissionais de SI. Outras variáveis como porte das organizações e setor de atuação também foram incluídas na análise como variáveis moderadoras. O modelo de referência da pesquisa em relação à liderança está baseado no trabalho de Blake et al., (1964). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que contou com uma amostra de 256 profissionais de SI que atuam na área de projetos em organizações brasileiras públicas e privadas. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2016, e entre os resultados obtidos destaca-se: (1) os diferentes stakeholders pesquisados tiverem percepções bem distintas sobre o estilo de liderança na empresa em que atuam; e (2) o estilo de liderança voltado para resultado foi encontrado com bem menos frequência do que o estilo de liderança voltado para pessoas.
Palavras-chave: Estilo de Liderança; Profissionais de SI; Survey.
Descargas
Citas
Aaker, D. A., Kumar, V., & Day, G. S. (2004). Marketing research, 7th edition. New York: John Wileys & Sons.
Assis, M. C. S. F. S. (2016). Motivações para a transição de carreira na área de tecnologia da informação: uma abordagem delphi. Dissertação de mestrado. FGV – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro.
Blake, R. R., Mounton, J. S., Barnes, L. B, & Greiner, L. F. (1964). Breakthrough in Organization Development. Harward Business Review, nov/dez 1964, p. 136.
Computerworld. (2016). Cinco diferenciais dos profissionais de TI certificados. Disponível em < http://computerworld.com.br/cinco-diferencias-dos-profissionais-de-ti-certificados > Acesso em 05/10/2016.
Fonseca, M., & Fonseca, D. M. (2016). A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educação e Pesquisa, 42(1), 151-164. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603136263
House, R.J., & Podsakoff, P. M. (1994). Leadership effectiveness: past perspectives and future directions for research. In: Greenberg, J. (ed.). Organizational Behavior: The state of the Science. Hillsdale, N, J. Lawrence Erlbaum Associates.
IPMA. 2006. ICB-IPMA competence baseline version 3.0. Netherlands: International Project Management Association.
Kirkpatricki, S. A., & Locke, E. A. (1991). Leadership: do traits matter? The Executive, 5(2), 48-60. DOI: https://doi.org/10.5465/ame.1991.4274679
Mancini, M. (2014). Gerenciamento de Projetos. In: Prado, E. P. V., & Souza, C. A. (Orgs.). Fundamentos sistemas de informação. São Paulo: Editora Elsevier.
MEC. (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/ > Acesso em 05/10/2016.
MEC. (2016). Lato-Sensu - Saiba Mais. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao > Acesso em 05/10/2016.
OGC. (2009). Managing Successful Projects with PRINCE2, 2009 edition. Stationery Office Books.
PMI. (2013). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide). Newton Square: Project Management Institute.
PMI. (2017). Triângulo de Talentos. Disponível em: < http://www.pmi.org/learning/training-development/talent-triangle >. Acesso em: 16 abr. 2017.
Prado, E. P. V. (2005). Tecnologia de informação e sistemas: uma avaliação da terceirização de serviços em organizações do setor privado. Tese de doutorado. Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ramos, E. A. A., & Joia, L. A. (2014). Uma investigação acerca do fenômeno do turn-away entre os profissionais de Tecnologia da Informação. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, 15(4), 75-109. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n4p75-109
SBC. (2005). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação – versão 2005. Disponível em < http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/760-curriculo-de-referencia-cc-ec-versao2005> Acesso em 05/10/2016.
Siqueira, M. M. M. (2002). Medidas do comportamento organizacional. Estudos de Psicologia, 7(número especial), 11-18. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300003
Standish Group. (2014). Chaos Report. Disponível em: < http://standishgroup.com >. Acesso em: 03 de dezembro de 2016.
Wrightman, L. S., Cook, S. W., & Selltiz, C. (1976). Research Methods in Social Relations. Publisher: Holt, Rinehart & Winston.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mônica Mancini (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.