ESTILO DE LIDERANÇA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.264

Palabras clave:

Estilo de Liderança;, Profissionais de SI, Survey

Resumen

Este artigo trata do tema da liderança no gerenciamento de projetos, percebida pelos profissionais de Sistemas de Informação (SI), a qual é pouco explorado na literatura. Dentro desse contexto esta pesquisa tem como objetivo analisar os estilos de liderança no gerenciamento de projetos percebido pelos diversos perfis de profissionais de SI. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada na literatura sobre liderança e sobre o perfil dos profissionais de SI. Outras variáveis como porte das organizações e setor de atuação também foram incluídas na análise como variáveis moderadoras.  O modelo de referência da pesquisa em relação à liderança está baseado no trabalho de Blake et al., (1964). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que contou com uma amostra de 256 profissionais de SI que atuam na área de projetos em organizações brasileiras públicas e privadas. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2016, e entre os resultados obtidos destaca-se: (1) os diferentes stakeholders pesquisados tiverem percepções bem distintas sobre o estilo de liderança na empresa em que atuam; e (2) o estilo de liderança voltado para resultado foi encontrado com bem menos frequência do que o estilo de liderança voltado para pessoas.

 

Palavras-chave: Estilo de Liderança; Profissionais de SI; Survey.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Mancini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutorado em Sistemas de Informação/Projetos/USP (2017). MBA em Inovação e Cidades Inteligentes/Facens (2022). Pós-Graduação Big Data Analitycs /Mackenzie (2020). Gestão Estratégica de EAD/Senac(2017). MBA em Gestão Empresarial/FGVSP (2007). Doutorado em Ciências Sociais/PUCSP (2005). Mestrado em Administração/PUCSP (1999). Especialização em Administração Industrial/USP (1992). Graduação em Administração com ênfase em Análise de sistemas/FASP (1989). Graduação em Ciências da Computação/Anhembi Morumbi (2022). Possui certificação Agile Scrum Foundation (ASF), PMP, COBIT, ITIL-F, ISO 20000, ISO 27002, Green IT Citizen. Membro do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. Membro do Conselho Regional de Administração de (CRASP). Sócia Fundadora MM Project Treinamento e Soluções em TI (www.mmproject.com.br). Presidente do PMI São Paulo (2021-2022). Conselheira de Governança PMI São Paulo (2017-2020), Diretora de Programas PMI São Paulo (2015-2016). Prêmio Diretora 2015/PMI São Paulo. Prêmio Voluntária 2012 PMI São Paulo. Executiva da área de TI, tendo mais trinta anos de experiência na área de projetos, atuando em empresas nacionais e estrangeiras. Docente nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em MBAs e Especialização em Tecnologia, Administração, Projetos, entre outros na USP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Senac SP, Unylevya, BBS - Business School , entre outras. Linhas de pesquisa: Smart Cities, Internet das Coisas, Projetos, Transformação Digital, Governança Digital de TI, Inovação e Sistemas de Informação. Site pessoal: www.monicamancini.com.br. Web of Science ResearcherID: H-7647-2016. https://orcid.org/0000-0002-7400-1888

Citas

Aaker, D. A., Kumar, V., & Day, G. S. (2004). Marketing research, 7th edition. New York: John Wileys & Sons.

Assis, M. C. S. F. S. (2016). Motivações para a transição de carreira na área de tecnologia da informação: uma abordagem delphi. Dissertação de mestrado. FGV – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro.

Blake, R. R., Mounton, J. S., Barnes, L. B, & Greiner, L. F. (1964). Breakthrough in Organization Development. Harward Business Review, nov/dez 1964, p. 136.

Computerworld. (2016). Cinco diferenciais dos profissionais de TI certificados. Disponível em < http://computerworld.com.br/cinco-diferencias-dos-profissionais-de-ti-certificados > Acesso em 05/10/2016.

Fonseca, M., & Fonseca, D. M. (2016). A gestão acadêmica da pós-graduação lato sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educação e Pesquisa, 42(1), 151-164. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603136263

House, R.J., & Podsakoff, P. M. (1994). Leadership effectiveness: past perspectives and future directions for research. In: Greenberg, J. (ed.). Organizational Behavior: The state of the Science. Hillsdale, N, J. Lawrence Erlbaum Associates.

IPMA. 2006. ICB-IPMA competence baseline version 3.0. Netherlands: International Project Management Association.

Kirkpatricki, S. A., & Locke, E. A. (1991). Leadership: do traits matter? The Executive, 5(2), 48-60. DOI: https://doi.org/10.5465/ame.1991.4274679

Mancini, M. (2014). Gerenciamento de Projetos. In: Prado, E. P. V., & Souza, C. A. (Orgs.). Fundamentos sistemas de informação. São Paulo: Editora Elsevier.

MEC. (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/ > Acesso em 05/10/2016.

MEC. (2016). Lato-Sensu - Saiba Mais. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao > Acesso em 05/10/2016.

OGC. (2009). Managing Successful Projects with PRINCE2, 2009 edition. Stationery Office Books.

PMI. (2013). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide). Newton Square: Project Management Institute.

PMI. (2017). Triângulo de Talentos. Disponível em: < http://www.pmi.org/learning/training-development/talent-triangle >. Acesso em: 16 abr. 2017.

Prado, E. P. V. (2005). Tecnologia de informação e sistemas: uma avaliação da terceirização de serviços em organizações do setor privado. Tese de doutorado. Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Ramos, E. A. A., & Joia, L. A. (2014). Uma investigação acerca do fenômeno do turn-away entre os profissionais de Tecnologia da Informação. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, 15(4), 75-109. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712014/administracao.v15n4p75-109

SBC. (2005). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação – versão 2005. Disponível em < http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/760-curriculo-de-referencia-cc-ec-versao2005> Acesso em 05/10/2016.

Siqueira, M. M. M. (2002). Medidas do comportamento organizacional. Estudos de Psicologia, 7(número especial), 11-18. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300003

Standish Group. (2014). Chaos Report. Disponível em: < http://standishgroup.com >. Acesso em: 03 de dezembro de 2016.

Wrightman, L. S., Cook, S. W., & Selltiz, C. (1976). Research Methods in Social Relations. Publisher: Holt, Rinehart & Winston.

Publicado

2023-04-30

Cómo citar

Mancini, M. (2023). ESTILO DE LIDERANÇA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 9(1), 03–18. https://doi.org/10.51923/repae.v9i1.264