REPUTAÇÃO DIGITAL: O PODER DA OPINIÃO PÚBLICA E A IMPORTÂNCIA DA PREDIÇÃO TECNOLÓGICA NAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DE MARCAS NO MERCADO FITNESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v11i3.398

Palavras-chave:

Reputação Digital., Marketing 5.0., Transformação Digital., Marketing de Relacionamento

Resumo

 Levou-se cerca de 70 anos para o marketing evoluir de um modelo com o produto no centro para a substituição do cliente no centro, fato que tornou toda a segmentação em comunicação direcionada para os aspectos humanos nas relações de consumo. Dessa forma, o consumidor passa a ser protagonista nessa relação e a deter um poder inigualável em mãos: a opinião, agregando personagens que podem contribuir ou detratar uma marca a partir dessa repercussão. O objetivo dessa pesquisa é analisar aquilo que as marcas apresentam ao público somado a como o público reage e repercute tal relação no ambiente digital como aspectos da gestão reputacional. Serão apresentadas e analisadas informações sobre a marca Smartfit, uma das principais presentes no varejo brasileiro e com atuação internacional, com recorte realizado a partir do evento de uma crise instaurada frente à pandemia do covid-19. Pesquisa quantitativa e uso de ferramentas digitais compõem o universo de análise de dados e demonstram a eficácia da gestão reputacional como forma de contornar crises de imagem e ainda obter resultados efetivos, afirmando o uso dessa metodologia pela marca citada no respectivo episódio. Assim, denota-se a importância sobre o entendimento das personas, suas jornadas e fatores de interesse além de influências externas que impactam na decisão de compra ou até de fidelização por parte do consumidor caracterizando reputação digital como elemento chave para saúde de marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Coabini, Universidade de São Paulo - USP

Especialista em  Gestão Estratégica de Negócios e Mercados

Gilmara Lima de Elua Roble Roble, FEI, São Paulo/SP

Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Administração pela PUC-SP.

Referências

ECCLES, R. G.; NEWQUIST, S. C.; SCHATZ, R. Reputation and Its Risks. Harvard Business Review, Feb. 2007. Disponível em https://hbr.org/2007/02/reputation-and-its-risks . Acesso em 28 mai. 2022.

EUQUEROINVESTIR, Redação. Smart Fit: Conheça a empresa que estreia hoje na bolsa. São Paulo: 2021. Disponível em https://investor.smartfit.com.br/o-grupo/nossa-historia. Acesso em 13 out. 2022.

FIA BUSINESS SCHOOL, Redação. Reputação corporativa: qual é a importância para o negócio? São Paulo: 2021. Disponível em https://fia.com.br/blog/reputacao-corporativa/ . Acesso em: 28 out. 2022.

FILARDI, F. F.; FERREIRA R. F.; IRAGAY H. A. Análise dos resultados da implantação da estratégia low cost low fare no mercado fitness na percepção dos clientes e professores. Logroño, España: Fundación Dialnet, 2021. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7522336 . Acesso em 28 fev. 2022.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2001. 19ª. Edição.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnologia Para a Humanidade. 1. ed -. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

MARTINELLI, S.; ROMA, A.; WERNECK, M. Reputação: Os Consumidores Compram Reputação e Não Produtos. ed.1. São Paulo: Leader, 2021.

SISTEMA PACTO. Censo Fitness 2021. Goiânia: 2022. Disponível em https://blog.sistemapacto.com.br/censo-fitness-2021/ . Acesso em 28 fev. 2022.

SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11 ed., Porto Alegre: Bookman, 2016.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Coabini, C., & Roble, G. L. de E. R. (2025). REPUTAÇÃO DIGITAL: O PODER DA OPINIÃO PÚBLICA E A IMPORTÂNCIA DA PREDIÇÃO TECNOLÓGICA NAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO DE MARCAS NO MERCADO FITNESS. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 11(3), 03–24. https://doi.org/10.51923/repae.v11i3.398

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.