APLICAÇÃO DE DESIGN SPRINT EM UM PROJETO EDUCACIONAL VOLTADOS PARA GRADE CURRICULAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Autores

  • BEATRIS CARDOSO GROPPO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i2.323

Palavras-chave:

Design Sprint, Projetos Educacionais, Engenharia de Produção

Resumo

Segundo Amaral (2013), as metodologias ágeis são utilizadas em projetos desde a década de 1990, porém existe pouco conteúdo que conecte metodologias ágeis com projetos de ensino ou ao curso de engenharia de produção. Esse estudo em questão foca em responder de que forma o Design Sprint (DS) pode ser aplicado em um projeto educacional voltado para grade curricular da EP. Ao longo do artigo foram mostradas possibilidade de aplicação do DS em um projeto educacional utilizando a metodologia aprender fazendo. Apesar do DS não ter regras específicas para um projeto educacional, foi possível traçar um passo-a-passo que serve como norteador do processo. A aplicação do DS proposta visa colaborar com o desenvolvimento de novas habilidades nos estudantes de engenharia de produção, em linha com o que o mercado de trabalho procura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEPRO. Áreas e Sub- Áreas de Engenharia de Produção. São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=399&m=424&ss=1&c=362>. Acesso em: 30 ago. 2022.

ABEPRO. Referenciais Nacionais dos Cursos de Engenharia. São Paulo, 2017. Disponível em: < http://abepro.org.br/arquivos/websites/1/referenciais_engenharias_MEC.pdf >. Acesso em: 15 set. 2022.

AMARAL, D. C. Gerenciamento Ágil de Projetos: Aplicação em Produtos Inovadores. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 2-74.

ARAGON, G. T.; MARTINEZ, S. A.; GIGLO, L. B. G. O ensino tradicional e conceitos perpetuados como senso comum: alguns exemplos em Geociências. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/21/o-ensino-tradicional-e-conceitos-perpetuados-como-senso-comum-alguns-exemplos-em-geocincias>. Acesso em: 15 set. 2022.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Rio Grande do Sul: Penso, 2017. p. 2-250.

BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. São Paulo: Penso, 2014. p. 2-124.

CAMARGO, M. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Elsevier, 2018. p. 2-248.

CARVALHO, I. M. V. Recrutamento e Seleção por Competências. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2015. p. 2-48.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 2-112.

KNAPP, J.; ZERASTSKY, J.; KOWITZ, B.; Sprint. o Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias. São Paulo: Intrínseca, 2017. p. 2-32.

MASSARI, V. L. Gerenciamento Ágil de Projetos. São Paulo: Brasport, 2018. p. 2-58.

MORETTO, V. P. Construtivismo: A Produção do Conhecimento em Aula. São Paulo: Lamparina, 2011. p. 2-34.

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos- Guia PMBOK® 6ª. ed. EUA: Project Management Institute, 2017.

PMI. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos- Guia PMBOK® 7ª. ed. EUA: Project Management Institute, 2021.

SANTOS, P. F. O desempenho profissional do engenheiro de produção: um estudo de caso sobre as competências e habilidades na visão das empresas. Santa Barbara D'Oste, 2015. Disponível em: <https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/1405201 5_132717_patriciafe rnandadossantos_ok.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

CARDOSO GROPPO, B. (2024). APLICAÇÃO DE DESIGN SPRINT EM UM PROJETO EDUCACIONAL VOLTADOS PARA GRADE CURRICULAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO . REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(2), 03–19. https://doi.org/10.51923/repae.v10i2.323

Edição

Seção

Artigos