DE QUE VALE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NO BRASIL? A VISÃO DE FORMANDOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v7i3.269Palavras-chave:
Expectativa profissional; Mercado de trabalho; Graduandos em Administração; Transição universidade-trabalho.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a expectativa pessoal e profissional na obtenção do diploma para o graduando em Administração, bem como verificar os motivos da escolha do curso de Administração e os objetivos dos acadêmicos no que diz respeito à vida profissional após a formatura, tendo como referência outras pesquisas que estudaram a transição universidade-trabalho, as transformações no mundo do trabalho nos últimos tempos e a dificuldade de inserção no mercado. A população foi composta por 31 estudantes cursando o último semestre de Administração na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento/RS/Brasil. Para alcançar os objetivos propostos, foi aplicado um questionário contendo perguntas fechadas e abertas sobre a escolha do curso, a motivação para cursar a graduação, as dificuldades encontradas e as expectativas quanto ao futuro e a inserção no mercado de trabalho. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e seus resultados demonstraram que mesmo não sendo a primeira opção de curso para a maioria dos respondentes, há um elevado nível de satisfação com a qualidade do curso, bem como dos docentes. Foi identificada expectativa e otimismo quanto à inserção profissional e a estabilidade financeira após a conclusão da graduação, no entanto, poucos relacionaram os seus interesses pessoais, com as reais possibilidades oferecidas pelo mercado. Confirma-se, portanto, as teorias já evidenciadas em outros estudos que mostraram que a conclusão de uma graduação vai além de o alcance de uma vaga de trabalho formal, envolve a questão da realização pessoal, da independência financeira e da socialização.
Downloads
Referências
BARDAGI, M. P., BOFF, R. M.(2010). Autoconeceito, Auto-eficácia, profissional e comportamento exploratório em universitários concluintes. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n.1, p. 41-56, mar.
COSTA, M. A. F., DA COSTA, M.F.B.(2009). Metodologia da Pesquisa Conceitos e Técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência.
CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.(2002). Metodologia Científica. 5.ed.1. reimp. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – CFA.(2016). História da Administração. Brasília. Disponível em: <http://www.cfa.org.br/administracao/historia-da-profissao>. Acesso em: 20 ago.2020.
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – CFA.(2015). Pesquisa nacional perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho. Brasília. Disponível em: https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2018/02/08Pesquisa-perfil-2016_v3_web.pdf . Acesso em: 21 ago.2020.
GIL, A.C.(2007). Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. 9.reimp. São Paulo: Atlas.
GIL, A.C.(2010). Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. 5.reimp. São Paulo : Atlas.
GONDIM, S.M. G.(2002). Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 299-309.
GUIMARÃES, S., GEÓRGIA, P.(2013). Juventude, Trabalho e educação: uma agenda pública recente e necessária. Por quê? In: MACAMBIRA, Júnior; ANDRADE, Francisca Rejane B. Trabalho e Formação Profissional: juventudes em transição. Fortaleza: IDT, UECE, BNB, p. 73-88.
INEP, Instituo Anísio Teixeira.(2019). Censo da Educação Superior 2019. Brasília. Disponível em:https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
ITO, L. H., SOARES, D. H, P. (2008). Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos. Aletheia, v. 27, n. 1, p. 65-80, jan/jun.
MACHADO, H. V., KOPITTKE, B.(2002). A identidade no contexto organizacional: Perspectivas múltiplas de estudo. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2002, Recife. Anais... Recife: Observatório da Realidade Organizacional: PROPAD/UFPE: ANPAD.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. (2008). Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed. 6.reimpr. São Paulo: Atlas.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. (2012). Fundamentos do Trabalho Científico. 7 ed. São Paulo: Atlas.
MARTINS, B. W.,OLIVEIRA, S. R. (2014). Expansão e diversificação do ensino superior, impactos no mercado de trabalho e inserção profissional no Brasil: reflexões iniciais e propostas de agenda de pesquisa. In: VI ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNANÇA, Belo Horizonte/MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAD.
MATTJIE, L. A. S. (2011). O trabalho como elemento de formação da identidade social. In: HORN, Carlos H.; COTANDA, Fernando C.(Org.). Relações de trabalho no mundo contemporâneo: ensaios multidisciplinares. Porto Alegre: Editora UFRGS.
MELO, T. B. F. et al.(2015). Porque escolher a administração? In: XII SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIT. 2015. Anais [...] . Itapeva/SP: Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, p. 1-5.
NEIVA, K.M. C.(1996). Psicologia USP, São Paulo, v.7, n. 1/2, p. 203-224.
OLIVEIRA, L. B. (2011).Percepções e estratégias de inserção no trabalho de universitários de Administração. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 83-95, jan/jun.
OLIVEIRA, S R., PICCININI, V. C.(2011). Mercado de trabalho: múltiplos (des) entendimentos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 45, n. 5, p. 1517-1538, set/out.
OLIVEIRA, M. C., DETOMINI, V. C., SILVA, L L. M.(2013). Sucesso na transição universidade-trabalho: expectativas de universitários formandos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 497-518, dez.
SAMPAIO, H. (1991). Evolução do Ensino Superior brasileiro, 1808-1990. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, NUPES. Documento de Trabalho, n. 8, Disponível em: <http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9108.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2019.
STALLIVIERI, L.(2006). O sistema de ensino superior do Brasil: Características, tendências e perspectivas. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul.
TEIXEIRA, M. A. P., GOMES, W. B.(2004). Estou me formando... E Agora? Reflexões e Perspectivas de Jovens Formandos Universitários. Revista Brasileira e Orientação Profissional, v. 5, n. 1, p. 47-62.
THIES, R. B., BARCELLOS, C. A. R.,BARCELLOS, M. L. M, BIANCHI, R. C. A. (2005). Visão dos formandos em Administração e dos empresários com relação ao mercado de trabalho. In: IX CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO – ADMINISTRAÇÃO,.Anais Eletrônicos... Convibra, 2005. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/2005/artigos/23.pdf>. Acessado em: 22 jul. 2020.
VASCONCELOS, I. F. G., VASCONCELOS, F. C.(2002). Gestão de recursos humanos e identidade social: Um estudo crítico. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 64-78, jan/mar.
XANDER, P., KAETSU, S. T.(2010). Expectativas dos graduandos de Administração em relação ao mercado de trabalho. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 15, n. 1, p. 61-80, jan/jun.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juanice, Carolina Freddo Fleck, Alessandra Garcia Machado Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.