ASPECTOS ASSOCIADOS À PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v7i1.237Palabras clave:
avaliação, produção científica, Qualis CAPESResumen
O objetivo do trabalho foi analisar a produção intelectual da pós-graduação brasileira da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, buscando identificar os fatores que influenciaram na produção científica desses programas no quadriênio 2013-2016. O estudo se baseia em pesquisa quantitativa, explicativa e ex post facto. Os dados da produção intelectual dos 182 programas de pós-graduação stricto sensu da área analisada foram coletados em planilhas disponibilizadas pela CAPES. Foi calculada a produção média dos programas e, posteriormente, empregou-se a análise de regressão múltipla para identificar os aspectos associados à produção intelectual. Os resultados apontaram existir grande heterogeneidade em relação à produção intelectual dos programas de pós-graduação analisados, principalmente ao considerar os níveis de publicação em periódicos do estrato A1. A pontuação média por docente permanente também revelou a expressiva disparidade existente no quantitativo de artigos publicados em periódicos. Analisando os aspectos relacionados à produção intelectual dos programas de pós-graduação, identificou-se que o tempo de funcionamento dos programas, a publicação de artigos em anais de eventos, bem como o percentual médio de discentes contemplados com bolsas de estudos apresentaram associação positiva com a produção média dos programas de pós-graduação. Por outro lado, o tamanho dos programas, representado pelo quantitativo de docentes e discentes, mostrou relação negativa com a produção média por docente. Observou-se ainda que os programas de pós-graduação vinculados às instituições privadas de ensino apresentaram maior produção intelectual, se comparados aos programas vinculados às instituições públicas. Conclui-se, portanto, que o estímulo à publicação de trabalhos em eventos acadêmicos, bem como o pagamento de bolsas aos discentes são ações que devem ser incentivadas, pois se mostraram capazes de contribuir com o desenvolvimento científico da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.Descargas
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