IMPACTO DA FORMAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.230

Keywords:

Relevância, Formação stricto sensu, Impacto Pessoal, Impacto Profissional, Impacto Acadêmico

Abstract

Formar pessoas e preparar profissionais para o mercado de trabalho são importantes atribuições do processo educativo. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto da formação em nível de mestrado na vida do egresso. O estudo foi desenvolvido com 16 profissionais egressos do Mestrado Acadêmico em Administração da Unisul, Florianópolis/SC, sendo usado como critério a seleção de 2 alunos destaque por turma pesquisada. Foram conduzidas entrevistas em profundidade.  As principais evidências da pesquisa são: impacto da formação é acadêmico, científico e comportamental/pessoal; ii) a formação impacta na vida gerando oportunidades e possibilidades; iii) a aprendizagem obtida está centrada em aspectos técnico/científicos e comportamentais/pessoais; iv) a formação na percepção dos entrevistados atende premissas de nível básico/instrumental e avançado, proporcionando uma transformação radical; v) oportunidades profissionais estiveram associadas a profissionalização do trabalho e ao desenvolvimento humano. Portanto, a contribuição da formação também está diretamente associada as escolhas do egresso e o quão disposto ele está a buscar novas perspectivas e oportunidades profissionais.

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Author Biographies

Simone Sehnem, UNISUL, UNOESC

Professor

Dioni da Rosa Damázio, UNISUL

Professor

Clarissa Carneiro Mussi, UNISUL

Professor

Cristina Martins, UNISUL, USJ

Professor

Published

2021-04-09

How to Cite

Paschoiotto, W. P., Sehnem, S., Damázio, D. da R., Mussi, C. C., & Martins, C. (2021). IMPACTO DA FORMAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE UM MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO. Journal of Teaching and Research in Administration and Engineering, 6(2), 127–154. https://doi.org/10.51923/repae.v6i2.230

Issue

Section

Artigos