A IMPORTÂNCIA DO RH NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE SEUS COLABORADORES POR INTERMÉDIO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v8i2.304Palavras-chave:
Universidade corporativa, Desenvolvimento de competências, Trilhas de aprendizagemResumo
O presente artigo aborda os conceitos de universidade corporativa, competências e trilhas de aprendizagem, a fim de demonstrar a importância de sua implantação na organização viabilizando vantagens competitivas, inovação e retenção de conhecimento através da valorização dos talentos internos. Para iniciar esse processo e torná-lo possível dentro de uma organização é necessário um sistema organizacional que priorize e dê o devido valor ao desenvolvimento dos colaboradores de suas competências, e adote uma política de desempenho onde todos subordinados e gestores tenham uma visão do processo de forma ampla. E nesse sentido os recursos humanos são fundamentais. Além de conscientizar da importância desse desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal que a universidade corporativa possibilita, essa área é um pilar no mapeamento de competências (pré-Universidade Corporativa) e principalmente no que tange as necessidades do colaborador como indivíduo.
Downloads
Referências
Aires, Regina Wundrack do Amaral; Freire, Patrícia de Sá; Souza, João Artur de. (2017) Educação corporativa como ferramenta para estimular a inovação nas organizações: uma revisão de literatura. 2017. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5952. Acessado em: 31 jan. 2020.
Aires, R. W. A.; Kempner-Moreira, F. K.; Freire, P. S. (2017). Indústria 4.0: competências requeridas aos profissionais da quarta revolução industrial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO (CIKI), 7., 2017, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: EGC, UFSC.
Aires, Regina Wundrack do Amaral; Moreira, Fernanda Kempner; Freire, Patricia de Sá. (2017). Indústria 4.0: desafios e tendências para a gestão do conhecimento. SUCEG-Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, v. 1, n. 1, p. 224-247, 2017.
Almeida, M. A. (2013). Trilhas de Aprendizagem: um estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 9., 2013, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro.
Antonello, Claudia Simone e Flach, Leonardo. (2011). Organizações culturais e a aprendizagem baseada em práticas. Cadernos EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 156-176, mar. 2011.
BRANDÃO, Hugo Pena. Mapeamento de competências: ferramentas, exercícios e aplicações em gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Atlas.
Brito, L.M.P. et al. (2019). Knowledge management for the sustainable development of the semi-arid region in Northeastern Brazil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 49, n. 4, p. 1-7.
Castro, A. B. C et al. (2019). Análise bibliométrica da gestão do conhecimento: um mapeamento da produção científica no período de 2012 a 2017. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 38,p. 322-338.
Castro, A. B. C. et al. (2018). Avaliação de treinamento profissional para trabalhadores do conhecimento: um estudo de caso em uma instituição pública de educação, ciência e tecnologia do nordeste do Brasil. Holos, Natal, v. 4, n.34, p. 136-155.
Freire, P. S. et al. (2019) As quatro dimensões do Método Alexandria para instanciação da neoaprendizagem na prática do ensino superior. In: Freire, P. S.; Silva, T. C.; Bresolin, G. G. Universidade Corporativa em Rede: diretrizes iniciais do modelo. Curitiba: CRV.
Freitas, I. A.; Brandão, H. P. (2006). Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. In: Borges-Andrade, J. E.; Abbad, G.; Mourão, L. (org.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre (RS): Artmed, 2006. p. 97-113.
Guimarães, T. A. et al. (2001). Forecasting core competencies in na R&D environment. R&D Management Review, Manchester, UK, v. 31, n. 3, p. 249-255.
Hosseini, S.S. et al. (2019). The impact of knowledge management strategy on service innovation performance in private and public hospitals. Iranian Journal of Management Studies, v. 12, n. 1, p. 1-24, 2019.LI,Y. et al.IoT-CANE: aunified knowledge management system for data-centric Internet of Things application systems.Journal of Parallel and Distributed Computing, v. 131, p. 161-172.
LI, Y. et al. (2019). IoT-CANE: aunified knowledge management system for data-centric Internet of Things application systems.Journal of Parallel and Distributed Computing, v. 131, p. 161-172.
Mishra, N. (2019). Knowledge management practice for effective operations in SMEs. Production Planning & Control, v. 30, n. 10-12, p. 795-798.
Lozano, A. R. P. (2019). Knowledge management and innovation: two explicit intentions pursued by Spanish university libraries. IFLA Journal, Ago.
Razzaq, S. et al. (2019). Knowledge management, organizational commitment and knowledge-worker performance: the neglected role of knowledge management in the public sector. Business Process Management Journal, v. 25, n. 5, p. 923-947.
Senai - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. (2019). Metodologia SENAI de Educação Profissional. Brasília: SENAI/ DN.
Silva, A.W.P. et al. (2017). Uma análise sobre aceitação de líderes: o caso do guarda civil de Mossoró-RN. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, v. 13, n. 26.
Silva, A.W.P. et al. (2017). Análise do ambiente externo e da estratégia de atuação de uma rede de supermercados. Revista Eletrônica Multidisciplinar Facear, v. 3, n.6, p. 1-10, 2017. Acessado em: 31 jan. 2020.
Silva, T. C. (2019). Framework Ponte Tap: gestão da curva de aprendizagem para a efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Vieira, G.; Quadros, R. (2017). Organização para inovação: Integrando estratégia, estrutura e processos de gestão. Desafio Online, v. 5, n. 2.
Wich, C.; Pollock, R.; Jefferson, A. (2011). 6 Ds: as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio. São Paulo: Évora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jadir Perpetuo Santos, Giovana Ribeiro Campos, Priscila Araújo de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.