OS LOCAIS CRÍTICOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NA BR-153-GO: UMA ANÁLISE COM AUXÍLIO DO MÉTODO IRAP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.386

Palavras-chave:

Sinistro de trânsito, Ciclomotor, Classificação por estrelas, Fator humano, Fator veicular

Resumo

Os sinistros de trânsito constituem um problema de saúde pública no Brasil, e para implementar ações eficazes na mitigação desse fenômeno, é imprescindível o uso de técnicas analíticas que permitam entender os fatores que contribuem para essa questão. Dessa forma, objetivo desse estudo é analisar a infraestrutura dos locais críticos para motociclistas, em um trecho da BR-153, entre os Km 501 e Km 505, com o apoio do software ViDA do iRap. Como resultado, foram encontradas características da infraestrutura que contribuem a ocorrência dos sinistros, como objetos próximos à via, barreiras de contenção inadequadas, acostamentos estreitos, ausência de sonorizadores e alta velocidade dos veículos. Por consequência, como medidas mitigadoras, foram propostas a adequação das barreiras de contenção, remoção de objetos perigosos, instalação de sonorizadores e controle da velocidade. O estudo permitiu constatar fragilidades que aumentam o risco de sinistros para motociclistas nos trechos analisados e comprometem a segurança também de outros usuários da via. Recomenda-se para estudos futuros a inclusão de contagem de tráfego e dados sobre pedestres e ciclistas para uma avaliação mais abrangente da segurança viária.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Elias Camargos, S., & Isabel De Campos Roque Guerrero, C. (2024). OS LOCAIS CRÍTICOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NA BR-153-GO: UMA ANÁLISE COM AUXÍLIO DO MÉTODO IRAP. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(3), 37–55. https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.386

Edição

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Artigos