A CONTABILIDADE PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Autores

  • CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA UNINTA CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.208

Palavras-chave:

Controle social. Contabilidade pública. Responsabilidade fiscal. Transparência.

Resumo

O presente estudo pretende identificar as características da informação contábil, analisar as formas de controle social e verificar se as ferramentas utilizadas contribuem para um controle eficaz. Nesse sentido, as normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público, refletem o ciclo da administração pública, evidenciando informações necessárias à gestão, à prestação de contas e à instrumentalização da participação social. Para isso, torna-se necessário que as instituições estejam preparadas para receber, tratar e aproveitar eficientemente as manifestações da sociedade. Assim, o acesso a informação, torna-se um importante instrumento para que ocorra a efetivação do controle social. Desse modo, entender como a contabilidade pública exerce o controle social, torna-se relevante visto sua capacidade de gerar informações confiáveis e compreensíveis para a correta prestação de contas e o efetivo controle social por parte dos cidadãos. Realizou-se uma revisão bibliográfica de modo a construir o arcabouço teórico, conceitual e legal para a abordagem do problema. Por fim, o estudo revelou que a contabilidade deve possuir uma linguagem mais acessível à população, para que os cidadãos em geral possam compreender as informações e assim ocorrer de fato a efetivação do controle social. Verificou-se ainda que apesar dos vários instrumentos de controle social disponíveis, boa parte das pessoas não apresenta muito interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA, UNINTA CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário - UNINTER. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Atualmente exerce a função de assistente contábil em escritório prestador de serviços a prefeituras e câmaras municipais. Leciona no curso de administração em faculdade a distância. Presta serviços de assessoria e consultoria contábil para micro e pequenas empresas. Possui experiência na área administrativa, contábil, fiscal e trabalhista.   

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

SANTANA, C. F. G. (2021). A CONTABILIDADE PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 6(1), 52–63. https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.208

Edição

Seção

Artigos