O efeito da reputação dos influenciadores digitais no eWom, risco percebido e intenção de compra dos usuários do instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v8i1.285

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, decisão de compras, influenciadores digitais, processo de compras

Resumo

Ficando atrás apenas dos EUA e Índia no número de usuários, o Brasil é o terceiro país com mais pessoas no Instagram. O objetivo deste artigo é entender como se dá a influência da reputação dos influenciadores de Instagram na decisão de compra dos usuários. O método utilizado foi um questionário enviado pelas redes sociais - a saber, WhatsApp, Facebook e Instagram - com o qual se obteve 378 respostas válidas, posteriormente analisadas através do método da análise multivariada. Os resultados mostraram que o boca-a-boca virtual e a reputação do influenciador endossante são de grande importância para o consumidor virtual. Conclui-se que é deveras importante que as empresas levem em consideração os hábitos dos endossantes que escolhem para suas marcas, pois sua reputação tem grande peso no processo de decisão dos consumidores.

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Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

 Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Lucas Andrade de Freitas, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Rosa Acevedo, C., Andrade de Freitas, L., & Catão, B. (2022). O efeito da reputação dos influenciadores digitais no eWom, risco percebido e intenção de compra dos usuários do instagram. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 8(1), 61–76. https://doi.org/10.51923/repae.v8i1.285